Araporã conscientiza produtores da importância da vacinação contra febre aftosa

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araporã realizou uma ação de conscientização de produtores na abertura oficial da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O evento aconteceu na Fazenda Passa Três, de propriedade de Niwton Gomes de Freitas e contou com a presença do prefeito Ronaldo Sandre e a participação de produtores rurais vizinhos. Na oportunidade, em parceria com a Câmara de Vereadores, foram entregues também mata-burros para atender a reivindicação de diversos fazendeiros.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

O prefeito reuniu os produtores e realizou a vacinação de várias cabeças de gado. As vacinas são doadas pela Prefeitura aos criadores. Além disso, doa toda a mão de obra utilizada na campanha. Nessa etapa que teve início no dia 1º de novembro e segue até o dia 30, serão vacinados os animais com até 24 meses de idade. Araporã é um dos poucos municípios brasileiros que faz a doação da vacina aos criadores de gado.

Segundo o prefeito, essa iniciativa tem por objetivo padronizar as ações para garantir que todos os animais do município sejam vacinados e o plantel continue livre da doença. “Isso é o mínimo que o município deve fazer para os nossos produtores. Mas a nossa rede de atendimentos vai muito além. Os produtores recebem gratuitamente a vacina contra a brucelose, a recuperação e manutenção das estradas vicinais, perfuração e limpeza de poços, retirada de entulho, doação e plantio de mudas para recuperação de nascentes. Trabalhos para reabrir a Agência da EMATER em Araporã, Apoiamos o SIAT e ao IEF, órgãos importantes, especialmente para o pequeno produtor. Em tudo aquilo que é possível a Prefeitura de Araporã apoia o produtor rural que é quem coloca o alimento na nossa mesa. Sem o trabalho de vocês não há vida”, reconheceu Ronaldo Sandre.

Doação de mata-burros

Durante o lançamento da segunda etapa da Vacinação Contra a Febre Aftosa, a Prefeitura entregou sete mata-burros que vão beneficiar cinco propriedades rurais. Os mata-burros são resultado do trabalho do vereador André Lourenço junto ao governo de Minas Gerais, que liberou os equipamentos através da Secretária de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP).

Autor do projeto, o vereador André Lourenço disse que a conquista dos mata-burros foi um trabalho abraçado por todos os vereadores araporenses. Ele agradeceu os produtores rurais pela confiança no trabalho da Câmara e reforçou que o Poder Legislativo é parceiro na defesa dos interesses da classe produtora.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Produtor rural, o prefeito Ronaldo Sandre disse conhecer de perto as lutas e as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo para produzir o alimento que chega à mesa de casa cidadão. “Faça chuva ou faça sol, o produtor trabalha todos os dias para colocar o alimento na mesa de cada um de nós. Como gestores públicos é nosso dever estar ao lado do homem do campo, lutando pela melhoria da qualidade de trabalho, dando condições para que a safra seja escoada e chegue até as cidades. A Prefeitura de Araporã não mede esforços para apoiar a luta do produtor rural”, assinalou o prefeito.

Ronaldo Sandre destacou e agradeceu o trabalho de André Lourenço e de todos os vereadores que resultou na conquistas desses mata-burros. O prefeito disse que o trabalho se concentra agora na busca de recursos junto ao governo estadual para a aquisição de mais vinte mata-burros. Os equipamentos são necessários para melhorar as condições de trafegabilidade nas estradas rurais.

Foram beneficiados com os mata-burros os proprietários Niwton Gomes de Freitas, com dois mata-burros, Reni Ferreira de Azara (2), Edson de Faria (1), Célia Rosa de Faria (1) e Margarida de Faria (1). Para ajudar o produtor a instalar os mata-burros, os vereadores se dispuseram a doar 10 sacos de cimento para cada beneficiário.

O evento não poderia terminar de outra forma senão em clima de festa. Sorteio de brindes e almoço de confraternização encerraram o dia festivo.

Ascom Araporã