Encontro regional discute melhorias no programa Mais Educação

Nossos Municípios

Através de videoconferência direto de Brasília e de ações locais, secretários municipais de educação, diretores de escolas e equipes do Programa Mais Educação de diversas cidades do Brasil participaram na manhã desta quarta-feira (22) de atividade do Dia Nacional de Formação do Programa Mais Educação. Esta é a primeira ação nacional integrada e teve como tema “Gestão, Execução Financeira e Prestação de Contas do Programa Mais Educação/Rede Nacional de Formação”.  Este evento é a continuidade da ação de integração de redes colaborativas para formação nas ações do Programa Mais Educação, que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, em Recife (PE).

Em Uberlândia, a ação foi desenvolvida de forma regional. Para que mais secretarias de Educação pudessem desenvolver bem o Programa em suas cidades, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Educação, promoveu o 1º Encontro Regional do Programa Mais Educação, reunindo representantes de 21 municípios das associações microrregionais do Vale do Paranaíba (Amvap) e do Vale do Rio Grande (Amvale).  O evento aconteceu no auditório do Crea Minas.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para avançar no desenvolvimento de uma educação em tempo integral, segundo afirmou a secretária municipal da pasta,Gercina Santana Novais. O evento teve como tema “Redes Colaborativas e a importância das pessoas na construção das políticas públicas”. “Nestas perspectivas, o evento coloca no centro a discussão de uma gestão em rede e traz para o debate o Programa Mais Educação e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação”, disse Gercina.

Durante o encontro, a cidades da região elegeram os integrantes de um comitê que terá o intuito de fortalecer a educação nas cidades, discutir e aperfeiçoar a gestão da educação integral, bem como a execução financeira e a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto as Escolas (PDDE/Educação Integral).

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Mais Educação em Uberlândia

Atualmente, 28 escolas municipais na zona urbana e sete na zona rural já aderiram ao Mais Educação, beneficiando cerca de 4 mil alunos, segundo Alcides Melo, coordenador do programa em Uberlândia.  “O programa desperta nas crianças a sensibilização pela arte e pela cultura e isso repercute no desenvolvimento escolar”, disse.

O Mais Educação amplia a jornada escolar e moderniza os currículos escolares. Em Uberlândia, o programa existe há quatro anos e foi dinamizado em 2013. Ele é importante porque oferece no contraturno escolar oficinas artísticas, pedagógicas e esportivas. Podem ser promovidos acompanhamentos pedagógicos e ações nas áreas de meio ambiente, esporte, lazer e direitos em educação, além de cultura, artes, saúde e comunicação. Isto melhora não só a autoestima dos alunos, como também o rendimento escolar.

Em Uberlândia, por meio do programa, a Secretaria de Educação realiza ainda, desde o mês de maio, o Trança-Trança Cultural, que propicia intercâmbio cultural entre alunos municipais que tenham aptidões artísticas. A iniciativa garante visibilidade ao potencial artístico existente nas unidades do ensino fundamental, valorizando, sobretudo, nomes que estão no anonimato.

Secom PMU