Dengue é tema discutido com alunos do EJA em Araporã

Nossos Municípios

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em parceria com a Vigilância Sanitária realizou (14) de maio, às 19hs, um programa informativo voltado para o EJA – Educação de Jovens e Adultos. Esse evento foi promovido baseado na Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. O objetivo era tratar da dengue a fim de evitar a sua promoção não só em períodos chuvosos, mas também em épocas de seca.

O projeto é uma iniciativa científica pioneira de controle da dengue e está em andamento em outros quatro países. A nova estratégia parte da inoculação da bactéria Wolbachia em mosquitos do tipo Aedes Aegypti para bloquear a transmissão do vírus da dengue, de forma natural e auto-sustentável.

O objetivo é controlar a doença baseado na soltura programada dos mosquitos com Wolbachia, que, ao se reproduzirem na natureza com mosquitos locais, passam a bactéria de mãe para filho através dos ovos. Na medida que o tempo passará a expectativa é que a maior parte dos mosquitos tenha Wolbachia e seja incapaz de transmitir dengue.

Fonte: Prefeitura de Araporã