CIDES volta a discutir planos de gestão integrada de resíduos sólidos e saneamento básico

Notícias em Destaque

Consórcio reúne municípios para apresentação das diretrizes de trabalho no desenvolvimento dos planos integrados

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES promoveu mais uma reunião na manhã desta quarta-feira (08/10) em que voltou a discutir a estruturação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e de Planos Municipais de Saneamento Básico.

Reunião do CIDES define audiências públicas. Foto: Luiz Otavio Petri
Reunião do CIDES define audiências públicas. Foto: Luiz Otavio Petri

Para tanto o consórcio contou com apresentação dos cronogramas de trabalho desenvolvidos por representantes do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU que por meio de convênio com a Fundação de Apoio Universitário – FAU vão trabalhar na elaboração de um plano intermunicipal de gerenciamento de resíduos sólidos assim como na elaboração de planos municipais de saneamento básico.

Representantes de municípios se mobilizam para audiências públicas nas cidades que integram ações do CIDES. Foto: Luiz Otavio Petri
Representantes de municípios se mobilizam para audiências públicas nas cidades que integram ações do CIDES. Foto: Luiz Otavio Petri

Foram destacados os primeiros passos para o desenvolvimento do trabalho junto à população de cada cidade que serão realizadas audiências públicas já a partir da próxima semana. Estes encontros ocorrem em cada município integrante do projeto. O primeiro deles acontece já na segunda-feira 20/10 as 9hrs em Gurinhatã. A tarde será a vez de Ituiutaba. Já na terça-feira 21/10 Canápolis recebe a audiência pública do CIDES a partir das 14hrs. E fechando este primeiro ciclo na quinta-feira 23/10 Prata recebe a audiência pública pela manhã e Monte Alegre de Minas no período da tarde.

O presidente do consórcio disse, durante a reunião, que estas primeiras ações são motivo de comemoração por parte dos gestores municipais que buscavam o desenvolvimento sustentável estruturado em planos desenvolvidos de maneira democrática, com participação popular.

Presidente do CIDES e prefeito de Ituiutaba - Luiz Pedro Correa do Carmo. Foto: Luiz Otavio Petri
Presidente do CIDES e prefeito de Ituiutaba – Luiz Pedro Correa do Carmo. Foto: Luiz Otavio Petri

“Os municípios estão muito bem intencionados. Agora com o apoio da UFU nos vamos realmente integrar as ações e principalmente contribuir para que cada cidadão tome consciência da importância de tratar seu lixo doméstico de dar um destino correto aos resíduos sólidos”, disse Luiz Pedro Correa do Carmo, presidente do CIDES e prefeito do município de Ituiutaba.