Monte Carmelo incentiva a realização de um “Natal Sustentável”

Nossos Municípios

O Natal Sustentável de Monte Carmelo já é referência em sustentabilidade, e tem inspirado outras prefeituras que querem adaptar em seus municípios o modelo de decoração natalina criado pela Prefeitura. O projeto é desenvolvido pela Casa da Cultura e visa despertar a consciência ecológica da população por meio do resultado obtido com o emprego da arte no reaproveitamento de garrafas pet e provocar reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal.

Para o prefeito Fausto Nogueira, além de conquistar a simpatia dos moradores, que estão se envolvendo e contribuindo cada vez mais com a iniciativa, inédita no município, o projeto tem destacado Monte Carmelo por seu pioneirismo em dar destinação mais nobre ao reciclável, transformando-o em peças artísticas.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

“Estamos em setembro e já conseguimos mais de 60 mil garrafas e isso prova o quanto a comunidade é colaborativa. As pessoas hoje entendem que cuidar da natureza é adotar ações concretas no dia a dia e, algumas, transformar em hábito. Por exemplo, economizar água e energia elétrica, reutilizar materiais, evitar o desperdício em geral são ações simples que podem fazer parte do cotidiano de todos e ajudam o meio ambiente. O Natal Sustentável propõe a reflexão pela beleza da arte, ou seja, ao invés de jogar uma garrafa pet no lixo, por que não transformá-la em uma peça cheia de luz e cor que vai colorir e alegrar a cidade?”

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

O prefeito explica que o projeto foi iniciado com os estudantes para que estes percebam, o quanto antes, como a destinação correta do lixo é importante e que o que parece ser lixo pode originar beleza, e a beleza provoca emoções positivas. “Despertando a consciência ecológica dos estudantes nós os envolvemos num processo preparatório para o futuro, como o da coleta seletiva do lixo”, disse. “Além disso, com esse projeto daremos uma sobrevida maior ao nosso aterro sanitário e, ao mesmo tempo, fortaleceremos a tradição para que o Natal seja realmente vislumbrado como um momento de confraternização, de união e de resgate dos valores”, afirmou.

Fausto Nogueira também ressalta o aquecimento do comércio resultante do aumento de turistas que vêm à cidade para conhecer a decoração natalina. “Quando você enfeita, ornamenta a praça, você a transforma em outro espaço muito mais atrativo e cria um fluxo maior de pessoas nestes espaços. No ano passado, desde o início da colocação dos enfeites, foi perceptiva a movimentação de pessoas nas praças durante o dia e a noite. Monte Carmelo foi vista como cidade turística e isso é muito bom para o comércio em geral”, disse.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Ele tem convidado os municípios vizinhos para visitarem a cidade no período natalino e os prefeitos estão propondo mandar caravanas de estudantes para conhecerem o Natal Sustentável. Além disso, 24 prefeituras das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já demonstraram interesse em implantar o projeto. “Além de criar consciência ecológica, resgatar o espírito do Natal, movimentar o comércio, também estamos colocando nosso município ainda mais em evidencia. Monte Carmelo está dando o bom exemplo”, disse o prefeito.

Ascom Monte Carmelo