Atendimento médico a domicílio é referencia em Monte Carmelo

Nossos Municípios

O Programa Melhor em Casa de Monte Carmelo já é referência na região e está sendo adotado como modelo para implantação em outros municípios como Patrocínio, Ituiutaba e Araguari. Em todo o estado, dos 853 municípios, apenas 26 o fornecem. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Monte Carmelo, Uberlândia e Uberaba são pioneiros nesse tipo de serviço que leva o atendimento hospitalar até a casa do paciente.

O programa, que tem por objetivo desospitalizar o paciente, foi implantado pela Prefeitura em novembro de 2013 e hoje beneficia 35 pessoas e seus familiares. É composto por uma equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista, psicólogo e assistente social. Além disso, o paciente recebe em casa os materiais e equipamentos necessários para o seu restabelecimento como oxigênio, aspirador de secreções, soro, medicamentos, curativos, aplicação de injeção, entre outros.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

“Quem já passou por uma situação de internação sabe o que isso significa, muda toda a rotina da família, de trabalho, o cotidiano. Então, a pessoa estando em casa, no seu próprio ambiente, ela tem conforto, segurança, aconchego familiar e ainda tem uma equipe multiprofissional prestando cuidados e a atendendo em todas as suas necessidades. No hospital ela não tem toda essa gama de serviços”, explica a secretária de Saúde, Ismelinda Mendes.

O Melhor em Casa é uma técnica moderna que está sendo adotada em apenas alguns países. No Brasil, somente os municípios com mais de 40 mil habitantes podem tê-lo. É custeado pelo governo Federal. “Somos pioneiros neste serviço. Na nossa região, só Uberaba, Uberlândia e Monte Carmelo têm”, disse a secretária. “O nosso programa tem sido modelo para outras cidades como Patrocínio, Ituiutaba e Araguari, que estão adotando Monte Carmelo como referência para a implantação”, afirmou.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

O programa é direcionado apenas aos pacientes da saúde pública e para aqueles que realmente necessitam de internação domiciliar. “Na primeira visita, uma equipe maior analisa as condições de saúde do paciente e se ele pode ser admitido. Depois, o médico vai vê-lo uma vez por semana e a equipe o assiste até que ele melhore, tenha autonomia, alta, e possa se cuidar com orientações. Quando tem alta, ele já sabe se cuidar”, disse Ismelinda Mendes.

A equipe multidisciplinar do Melhor em Casa também visita o Pronto Socorro para saber quais pacientes podem ser encaminhados para o atendimento domiciliar. Estes, às vezes nem vão para o hospital. Vão do Pronto Socorro para casa e o Melhor em Casa assume o tratamento.

Ascom Monte Carmelo