Outubro Rosa ilumina Uberlândia pela prevenção do câncer de mama

Nossos Municípios

Uberlândia ganha uma nova cor em outubro. O Teatro Municipal, na avenida Rondon Pacheco, o Museu Municipal, abrigado pelo Palácio dos Leões, na Praça Clarimundo Carneiro, e a Casa da Cultura, na Praça Coronel Carneiro, no bairro Fundinho, estão diferentes para trazer uma mensagem importante. O Outubro Rosa toma os prédios públicos de Uberlândia para conscientizar a população sobre o câncer de mama. A ação é da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

A igreja do Rosário, na Praça Rui Barbosa, também será iluminada pela Secretaria de Estado de Saúde.  E a iniciativa privada também participa da campanha: a Algar ilumina o seu Centro Administrativo, na Rua José Alves Garcia, 415, e o outro prédio, o CDI, na avenida José Andraus Gassani, 4901. Também entra na parceria e será iluminado de rosa o Uberlândia Business Tower (UBT), no cruzamento da Rondon Pacheco com a Rua Niterói.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Câncer de Mama

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o exame clínico da mama e a mamografia. O exame clínico das mamas (ECM), quando realizado por um médico ou enfermeiro, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial e a realização de mamografia, a partir dos 45 anos, detecta de forma mais apurada a existência de possíveis de tumores. Em Uberlândia, foram realizados 25.510 exames de mamografia em 2012; 28.242 em 2013 e até julho deste ano, 16.220. Para realizar este exame, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

São vários os sintomas e deve-se ficar atento para que seja possível um tratamento precoce. Os sintomas palpáveis do câncer de mama são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante à casca de laranja.

Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O câncer de mama não é exclusivo de mulheres, podendo mesmo sendo raro, se apresentar em homens. Calcula-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas evoluções, se as mamas são periodicamente examinadas.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Campanha

Além da iluminação de prédios públicos e privados, lembrando à prevenção do Câncer, serão realizadas ações educativas pela Secretaria de Municipal de Saúde e parceiros em pontos diversos para se tirar dúvidas e levar informação à população durante o mês de outubro.

No dia 11, a caminhada promovida pelo Grupo Luta pela Vida e Hospital do Câncer, irá percorrer a pista do Parque do Sabiá, com o apoio da Secretaria de Saúde. Já no dia 23, a Associação de Mulheres do Bairro Seringueiras realizará ação educativa no Terminal Santa Luzia, e ao longo do mês as Unidades de Saúde receberão ações educativas e salas de espera com informações sobre prevenção e tratamento. Profissionais que atendem na rede de saúde também participarão de eventos científicos.

Secom PMU