Escola Móvel capacitará cerca de 500 alunos em Uberlândia

Nossos Municípios

Aos 52 anos, Maria Aparecida de Oliveira está iniciando uma nova fase na vida. Nesta terça-feira (30), ela fez a primeira aula do curso de Atendimento ao Cliente, oferecido pela Escola Sesi/Senai. “Toda pessoa tem vontade e desejo de crescer. Eu não tive oportunidade de fazer uma faculdade porque no tempo que estudei era difícil conciliar. Hoje em dia é mais fácil, qualquer pessoa pode fazer uma faculdade porque tudo favorece. Eu creio que não será a idade que vai me impedir de prosperar e melhorar”, conta dona Maria que tem a filha de 19 anos como colega de sala.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Aliás, foi a filha Morgana Oliveira Ribas quem a incentivou a fazer o curso. Maria Aparecida acompanhava a filha na hora da inscrição e acabou optando por se qualificar também. “Vou aprender bastante coisa que vai me ajudar futuramente e ter minha mãe por perto facilita muito”, afirmou Morgana. As duas são do bairro Morumbi, onde foi montada a Escola Móvel, que promove a inclusão de pessoas que estão fora do mercado de trabalho, além de gerar mão de obra qualificada, sem exigir experiência ou conhecimento prévio dos estudantes.

A aula inaugural aconteceu hoje. A Escola Móvel oferece oito cursos com um total de 400 vagas e outras quatro oficinas de artesanato com 100 vagas. Tudo gratuito. Geralmente, a escola atende cidades onde não há a presença do Sesi. A vinda escola a Uberlândia foi possível devido a parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), através do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e da ONG Ação Moradia.

Alguns estudantes veem na escola a oportunidade de voltarem ao mercado de trabalho. Samuel Ribeiro, 30 anos, morador do bairro Morumbi, é casado e pai de três filhos. Desempregado, ele deseja se profissionalizar e trabalhar como pedreiro. “É uma coisa boa que veio pra gente, porque muitas vezes não temos como procurar um curso por causa da correria do dia a dia”, disse.

 “Educação não se faz somente na escola tradicional que todo mundo conhece. A escola tem que estar mais perto das pessoas e ensinar as coisas da vida”, disse o prefeito Gilmar Machado. O prefeito ressaltou a qualidade do curso, que possui aulas práticas e laboratórios de tecnologia de ponta e o certificado que é reconhecido em todo Brasil.

A consultora da Escola Móvel Sesi/Senai, Joana D’arc Furtado, lembrou que muitas empresas procuram a escola durante os cursos e outras são procuradas pela própria Escola Móvel, com o intuito de que muitos saiam empregados. “Temos relatos de alunos empregados em todos os cursos. Essas profissões possuem uma alta demanda”, disse.  Ela recorda que alguns alunos, inclusive, montaram o próprio negócio.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Salim Moura é gerente de uma farmácia localizada próximo onde a escola foi montada. Ele se mostrou otimista com a oportunidade que jovens e adultos do bairro e das imediações estão tendo, especialmente para o comércio. “No atendimento, se não for um bom balconista você não tem um bom faturamento. A vinda dessa escola pra cá será ótima para pegar esses jovens e passar uma experiência sólida para eles serem bons profissionais.”

A Escola Móvel já capacitou, desde 2011, mais de 17 mil profissionais em mais de 150 cidades mineiras. O Programa é itinerante e disponibiliza cursos gratuitos de formação e capacitação profissional como pedreiro, encanador, eletricista, padeiro, costureiro e outras opções.

As aulas são ministradas na Unidade Principal (Tenda Grande), formada por uma tenda móvel e modular, com aproximadamente 700 metros quadrados, estruturas metálicas, lonas, piso e divisórias em madeira e salas iluminadas e climatizadas. A Tenda está montada no cruzamento das avenidas Santos Reis e Jerônimo José Alves, no bairro Morumbi. O local foi viabilizado pela Prefeitura de Uberlândia, que também ficou responsável pelo fornecimento de serviços de limpeza, segurança, água e energia elétrica.

As vagas já foram preenchidas e os cursos oferecidos são Atendimento ao Cliente; Auxiliar Administrativo; Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretariado 60 vagas cada. Já para os cursos de Costureiro Assistente, Eletricista Predial, Assistente Mecânico de Motos e Assistente de Pedreiro de Alvenaria foram disponibilizadas 40 vagas cada. No curso de Artesanato serão quatro oficinas com 25 vagas para cada. São elas: Cartonagem, Trançado de fita, Patch Apliqueé e Pintura com giz.

Secom PMU