Ituiutaba passa a ser Ouvidoria Regional da Saúde

Nossos Municípios

O Município de Ituiutaba passa, a partir de agora, a realizar a Gestão do Sistema de Ouvidoria Regional SUS, conforme Plano de Ação assinado pelo prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, e o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.

Depois de criar a Ouvidoria Geral do Município, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Equipe de Gestão Estratégica firmou convênio para cumprimento de algumas etapas para sua implantação, de forma regionalizada.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Com a criação da Ouvidoria Regional SUS, os usuários da saúde pública da região podem levar suas reclamações ou sugestões, e até mesmo elogios pelos telefones 0800-940-5700 ou 136, além do e-mail, ouvidoria@ituiutaba.mg.gov.br. A Ouvidoria Regional de Saúde atende aos municípios de Ituiutaba, Capinópolis, Canápolis, Centralina, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Santa Vitória, Gurinhatã e Campina Verde.

Segundo o coordenador da Ouvidoria Regional, Gladiston Pires, os interlocutores de cada município receberão login e senha de acesso ao sistema, para que possam dar uma resposta rápida às indagações feitas pelos usuários. “Os usuários, ou seja, os cidadãos que registrarem qualquer reclamação terão seus nomes mantidos em sigilo, não sendo objeto de divulgação e nem mesmo repressão, e sim um instrumento legal e democrático, para que a pessoa mostre à Prefeitura falhas no sistema que possam ser corrigidas e melhorar o atendimento a esse cidadão”, disse Gladiston.

Ainda de acordo com Gladiston Pires, nesta semana os municípios estão concluindo a fase de nomeação dos interlocutores, que serão encaminhados para a Rede Ouvidor Sus, onde os mesmos serão cadastrados. Em seguida será marcada uma reunião e o devido treinamento para os mesmos. “A partir de agora quem quiser ligar no 136 ou mesmo no 0800-940-5700 já pode fazer o registro de suas reclamações ou sugestões, esse é o papel da Ouvidoria, receber demandas que possam dar suporte a melhorias na saúde pública da região”, concluiu Gladiston.

Ascom Ituiutaba