Monte Carmelo: Protocolo de Manchester otimiza atendimento na saúde pública

Nossos Municípios

Desde que foi implantado em Monte Carmelo, em janeiro de 2013, o Protocolo de Manchester tem otimizado o atendimento nas unidades de saúde pública do município. Hoje, os pacientes não precisam mais passar a madrugada na porta da unidade para serem atendidos primeiro, já que o novo sistema prioriza o atendimento pela urgência e não pela ordem de chegada. Os pacientes são classificados de acordo com os sintomas e identificados por uma cor, que representa o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para o atendimento.

Segundo a Coordenadora de Média e Alta Complexidade da secretaria de Saúde, Fabíola Nunes, primeiro o paciente passa por uma triagem com um enfermeiro que faz o acolhimento, e avalia o quadro clínico inicial de acordo com a classificação de risco. Depois, o paciente é encaminhado para o local de atendimento médico mais adequado.

Divulgação
Divulgação

“A classificação é feita a partir das queixas, sinais, sintomas, sinais vitais, saturação de oxigênio, escala de dor, glicemia, entre outros”, disse. “Depois disso, a pessoa é identificada por uma cor, correspondente a um dos seis níveis estabelecido pelo sistema”, explicou.

“A cor vermelha tem atendimento imediato; a laranja prevê atendimento em dez minutos; o amarelo, 60 minutos; o verde, 120 minutos; e o azul, em 240 minutos.”

Fabíola Nunes ressalta que a implantação do Protocolo de Manchester torna o atendimento mais dinâmico. O idoso, o deficiente físico, a gestante e o lactante também são atendidos respeitando a urgência de cada caso. “De acordo com a classificação – Verde, Azul e Branco, o paciente pode ser encaminhado para a Unidade de Origem, sendo que cada Unidade Básica de Saúde disponibiliza quatro vagas por dia para atender a demanda do Pronto Socorro, e as mesmas também podem referenciar pacientes Amarelo, Laranja e Vermelho”, explicou.

“O tempo de atendimento vai depender da classificação do paciente possibilitando cuidados voltados para a garantia de maior sobrevida. Vale ressaltar que pacientes classificados como Verdes devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e não no Pronto Socorro.”

O Protocolo de Manchester foi aplicado pela primeira vez na Inglaterra, em 1997, na cidade de Manchester. Além do Brasil, atualmente também é utilizado em países como Espanha, Holanda e Alemanha.

Ascom Monte Carmelo