Minas Gerais terá mais de 400 pontos de transmissão remota de dados nas Eleições 2014

Notícias AMVAP

Para as Eleições 2014, Minas Gerais terá mais de 400 pontos de transmissão remota do resultado das urnas eletrônicas, em mais de 150 municípios. Esse tipo de transmissão pode ser feita por linha telefônica convencional, via satélite (16 pontos) ou pela internet, utilizando uma nova tecnologia, denominada JE Connect. Neste ano, o TRE de Minas vai investir nessa novidade, que propõe dar mais agilidade à totalização dos votos no dia da eleição, já que os resultados das urnas podem ser enviados para o TRE por meio de computadores com acesso à internet diretamente dos locais de votação. Com o JE Connect, a transmissão remota, que já ocorria em eleições anteriores, abrangerá não só as localidades de difícil acesso.

Ilustrativa
Ilustrativa

Utilizada pela primeira vez pela Justiça Eleitoral mineira, a nova tecnologia permite que os dados, criptografados, sejam enviados de forma segura para o TRE, por meio de um computador com acesso à Internet. No Estado, três municípios devem ter pontos de transmissão em todos os locais de votação: Conselheiro Pena, Lagoa Santa e Esmeraldas.

 Os municípios que utilizarão a tecnologia são, na maior parte, aqueles cujos locais de votação são de difícil acesso ou aqueles cuja zona eleitoral responsável fica em outro município – Minas Gerais possui 559 cidades nessa última condição. Cada zona eleitoral que utilizar o JE Connect recebe um kit contendo todos os dispositivos necessários para que o sistema seja operacionalizado a partir dos locais de votação. A internet do local é utilizada, mas o programa e o sistema operacional usado para transmissão são acessados por meio de pen drive da Justiça Eleitoral que, por sua vez, precisa de um outro pen drive para ser descriptografado, além de uma senha. Portanto, a segurança do sistema fica garantida.

Com o JE Connect, criado em 2010 pelo TRE de Tocantins, o número de pontos de transmissão remota aumentou bastante em comparação com eleições anteriores, devido à possibilidade de utilização da internet. Em 2012 foram usados 128 pontos de transmissão remota dos resultados das urnas eletrônicas, sendo 112 com transmissão feita por linha telefônica convencional e 16 com conexão por satélite.

Agência TRE-MG