Comissão das águas realiza audiência pública em Uberlândia

Nossos Municípios

A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou nesta terça-feira (25/06) audiência pública em Uberlândia com o objetivo de ouvir os comitês de bacias hidrográficas de forma regionalizada, além de discutir questões relacionadas ao uso da água e à gestão de recursos hídricos. A audiência foi presidida pelo deputado estadual Almir Paraca.

Os comitês de bacia Hidrográfica apresentaram as principais características e os trabalhos já realizados em cada região, além de destacar os diversos problemas enfrentados, como a utilização maciça de água e a poluição dos rios por causa do tratamento de esgoto, a quantidade de empreendimentos hidrelétricos que ameaçam áreas de lazer e a área de proteção de organismos aquáticos.

thumb

 

 

“É importante termos um compromisso efetivo com a utilização da água da região. Uberlândia tem o potencial de ser um exemplo de utilização correta de seus recursos e vamos trabalhar com este objetivo. Temos de debater e identificar os pontos que podem ser melhorados na gestão da água”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Uberlândia, Hélio Mendes.

O debate em Uberlândia é o terceiro de uma série de reuniões no interior do Estado para traçar um diagnóstico sobre as principais questões relativas aos demais comitês quanto à sua estrutura, funcionamento e dificuldades enfrentadas. A Comissão Extraordinária das Águas da ALMG já passou por Paracatu e Poços de Caldas.

Estão previstas reuniões temáticas sobre as questões mais importantes levantadas pelos comitês. No final, será apresentado um relatório da comissão com um panorama da situação das águas e de sua gestão em Minas Gerais, além de propor medidas para o aprimoramento das políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos.

 

thumb1

Participaram do debate as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o secretário Municipal de Meio Ambiente, Hélio Mendes, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba.

 Fonte: Prefeitura de Uberlândia