Araporã discute educação em conferência

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Fonte: Prefeitura de Araporã

Foi realizado no Teatro João Guimarães Rosa, a I Conferência Municipal de Educação. Foi uma oportunidade para gestores, pais e professores fazerem um momento de ‘profunda’ sobre a educação no município.  O tema discutido foi “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, que se apresenta como tema central.

O evento começou com a palavra do secretário de Educação André Donizete seguida de aplaudidíssima apresentação musical dos professores Cristiano Faria e Ester, além das crianças do coral da Escola Olintha. Logo após, todos se reuniram em salas separadas e discutiram sobre temas voltados a educação. Durante o período da tarde foi realizada uma palestra e em seguida os grupos voltaram com sugestões para melhorar ainda mais o ensino no município.

A professora Regina Souza Teixeira, da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, proferiu palestra sobre o tema central da conferência: “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa em regime de colaboração”. Ela possui graduação em pedagogia pela UFU e mestrado em educação também pela UFU.

O evento realizado em Araporã contou com o apoio da prefeitura Do Município, da Conae 2014 (Conferência Nacional de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do MEC (Ministério da Educação e Cultura). “A presença de todos contribuiu no sentido de auxiliarmos as mudanças que acenam para um novo contexto da educação brasileira”, afirmou o secretário André Donizete, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Box:

A I Conferência Municipal de Educação é um espaço democrático aberto ao poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da educação, dizem os organizadores:

  • Ouvir a voz dos estudantes, dos pais e dos profissionais da educação e da comunidade local;
  • Avaliar o sistema de gestão educacional na busca da construção de uma esfera público-participativa;
  • Realizar um diagnóstico da situação educacional;
  • Apreciar e discutir as propostas pedagógicas em desenvolvimento nas escolas;
  • Discutir e eleger prioridades para a educação;
  • Deliberar diretrizes, objetivos e metas para a educação;
  • Analisar a implementação das diretrizes, metas e ações para a elaboração do plano decenal de educação;
  • Promover intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais de educação;
  • Discutir temas educacionais com repercussões nacionais;
  • Estudar ações que reflitam os mecanismos de uma política de gestão democrática com inclusão.