Uberlândia lança projeto para estimular leitura nas estações de ônibus

Nossos Municípios

Com a proposta de estimular a leitura, a Prefeitura de Uberlândia, através das secretarias de Educação, Trânsito e Transportes e Comunicação, lançou nesta quarta-feira (03), o projeto Leitura no Ponto. Desta forma, enquanto os usuários aguardam o ônibus para ir para casa ou para o trabalho, é possível pegar uma obra, levar para casa ou ler na própria estação. Ao término, a obra poderá ser devolvida em qualquer estação que possua o projeto Leitura no Ponto. Para o lançamento, foram arrecadados mais de 1.500 livros que estão distribuídos nas estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Para chegar ao número de 1.500 exemplares, o projeto recebeu apoio das editoras de livros da cidade que fizeram doações de diversos gêneros da literatura nacional, estrangeira e infantil, com opções de romances, contos, poesias, biografias, crônicas e gibis. O projeto vai divulgar o hábito da leitura e ainda promover a gentileza entre a população, ao mesmo tempo em que cria bibliotecas ao ar livre nas estações de ônibus da cidade. A intenção é descentralizar o projeto destas estações e levar para outras, para que mais pessoas possam ter acesso livre a livros gratuitos emprestados.

Todas as obras estão etiquetadas com informações e orientações de como o cidadão pode devolver e doar mais livros para o acervo do projeto. O cidadão não precisará fazer nenhum tipo de cadastro para retirar os livros: basta pegar o exemplar que lhe chamou a atenção e degustar a leitura. Ele poderá permanecer com o livro por tempo indeterminado e levá-lo para casa.

Maria Júlia Casimiro, de 5 anos, foi a primeira cidadã a pegar um livro do acervo da estante instalada na estação 5. A tia dela, Etelvina Santos, afirma que a sobrinha adora leitura e que, certamente, será uma frequentadora assídua da estante da Leitura no Ponto. “Às vezes, não sobra tempo para ir até a biblioteca ou comprar um livro para a Maria Júlia. Com esse projeto fica muito fácil e eu também vou pegar um para ler durante o trajeto do ônibus”, contou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Trabalhar por uma cidade educadora é estimular as pessoas quanto ao hábito de ler, mostrando que não é só na sala da aula que se adquire conhecimento. Através deste espaço as pessoas terão a oportunidade de ter acesso a uma boa leitura, para que possam ampliar os seus conhecimentos”, disse o prefeito Gilmar Machado.

De acordo com a secretária de Educação, Gercina Novais, o projeto é uma iniciativa simples que já existe em algumas cidades do Brasil e que, com certeza, será sucesso no município. “A leitura faz com que o sujeito aumente o seu vocabulário, enxergue novas possibilidades e viaje sem sair do local. Através da leitura as pessoas podem transformar a si mesmas e transformar a cidade, fomentando a circulação dos livros”, ressaltou.

Além da abertura das estantes, servidores do Núcleo das Linguagens, do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), estão iniciando campanhas para coletar as doações. Trata-se de caixas de madeira adesivadas que estarão disponibilizadas em vários espaços e órgãos públicos da cidade recebendo doações de obras literárias para reposição das estantes.

Secom PMU