10ª edição do Interleite destaca importância do setor leiteiro

Nossos Municípios

O Brasil deve produzir neste ano quase 37 bilhões de litros de leite, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste cenário, a região do Triângulo Mineiro se destaca como uma das mais importantes fornecedoras nacionais, tendo Uberlândia como um dos polos regionais na produção, fabricação e comercialização de laticínios. Para atender melhor ao público fornecedor e consumidor de leite, teve início nesta quarta-feira (20), no Center Convention, a 10ª edição do Interleite Brasil 2014. Com o tema “ Apontando o rumo da cadeia de leite”, o evento reunirá até esta quinta-feira (21) centenas de produtores, técnicos, consultores, estudantes e pesquisadores envolvidos com a produção leiteira. O encontro é promovido pela empresa AgriPoint, com apoio da Prefeitura de Uberlândia.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Talvez sejamos um dos três mercados leiteiros que mais crescem no mundo, junto com a China e a Índia. A produção sobe mais de 4% por ano, independente de crises, políticas mundiais ou de qualquer outro fator”, disse o diretor da Agripoint, Marcelo Pereira de Carvalho. Ele destacou que o setor vive atualmente uma revolução na tecnologia e na intensificação da produção, sendo que o Brasil possui tecnologias inovadoras e profissionais com reconhecimento internacional. O diretor destacou que a situação exige um reposicionamento do setor e o Interleite se tornou um dos principais eventos para se estabelecer metas e novas posturas.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O crescimento do Brasil também é atestado pelos números do IBGE. De acordo com o Instituto, o aumento da produção em 2014 será de 5% se comparado a 2013, que foi de 35 bilhões. Se comparar com o ano 2000, conclui-se que o acréscimo foi 13 bilhões de litros (62%) ao longo de 14 anos. Naquele ano foram gerados cerca de 23 bilhões de litros. Quanto ao consumo, um levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelou que o uso per capita anual brasileiro é de 172,6 litros por habitante.

“Uberlândia e região tem uma bacia leiteira intensa e estamos trabalhando com muita atenção com este setor. O mercado tem crescido bastante e estamos sempre nos preparando para esta situação”, disse o prefeito Gilmar Machado na abertura do evento.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Durante o Interleite será realizado o 3º Encontro MilkPoint para a Indústria de Laticínios com abordagens sobre tendências de mercado e mudanças nas políticas públicas. O encontro também sedia o workshop “Como melhorar a eficiência do manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção” que vai abordar as tecnologias utilizadas nos Estados Unidos com programas de controle reprodutivo e de desempenho animal e que podem ser adaptadas para a realidade da pecuária de leite brasileira.

Secom PMU