No Dia Internacional da Juventude, governos são convidados a implementar políticas com foco nos jovens

Notícias Gerais

Nesta terça-feira, 12 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Juventude. A data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo lembrar aos governos e a sociedade a importância de se conhecer e entender as necessidades dos jovens e implementar políticas com foco neste público. Para a ONU, este é um dia debates e sensibilização.

Ilustrativa
Ilustrativa

O Dia Internacional da Juventude é comemorado desde 1999 e busca sempre ressaltar a “agenda da juventude”. É como uma campanha para a inclusão e participação política dos jovens. Este público – de 15 e 24 anos – somam um a cada cinco pessoas em todo o mundo. A maioria, mais precisamente 85% deles, vivem em países em desenvolvimento, como o Brasil.

No caso do Brasil, 25% da população é constituída por jovens de 15 a 29 anos. Em 2013, a Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros mostrou que seis em cada dez jovens são negros ou pardos. A maior preocupação deles é a violência e entre as principais diferenças está a desigualdade.

Agência CNM