Empresa apresenta em Uberlândia sistema logístico para transportar etanol

Nossos Municípios

A empresa Logum, responsável pela construção e operação do Sistema Logístico de Etanol, apresentou, na sala de reuniões do Centro Administrativo, as características do projeto que contempla o trecho do Terminal Terrestre de Itumbiara a Uberaba. Participaram da apresentação o prefeito Gilmar Machado, secretários municipais e representantes do Legislativo.

O objetivo do projeto é levar o etanol, desde as principais regiões produtoras até as regiões de grande consumo, através de dutos. No trecho Itumbiara-Uberaba a previsão é que depois de concluído, a movimentação seja de cerca de 7 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. Serão 258 km de dutos instalados, que medem 20 polegadas de diâmetro.

O trecho de ligação contempla Uberaba, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas, Araporã, Itumbiara (GO) e Uberlândia, que representa 20% do trecho. Em Uberlândia, o etanol passará pelo sistema de dutos já existente, ligado ao oleoduto OSBRA (Oleoduto São Paulo–Brasília).

Etanol-Duto-Logum

De acordo com Jair Rosa Cláudio, gerente corporativo de licenciamentos da empresa Logum, durante a fase de implementação serão oferecidos cerca de 1.400 postos de trabalho. Parte dessa mão de obra será recrutada nas regiões do entorno. Focado na sustentabilidade, o transporte do etanol por dutos propõe reduzir toneladas de gás carbônico e danos causados na malha rodoviária.

O processo de licenciamento do projeto Logum em referência ao trecho Itumbiara-Uberaba está sendo conduzido pelo IBAMA, e brevemente será apresentado em audiência pública em Uberlândia.

O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul ao principal ponto de armazenamento e distribuição em Paulínia (SP). Parte deste sistema integrado será composto por um duto de longa distância, cerca de 1.300 km, que interligará as regiões de Jataí (GO) e Paulínia (SP). Quando concluído, o projeto terá uma capacidade instalada de transporte de até 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia