CIDES se reúnem para tratar detalhes de parceria com a UFU na elabora de planos de saneamento

Notícias em Destaque

O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo, juntamente com representantes de municípios que integram o consórcio, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (23/07) com Professor Doutor Samuel do Carmo Lima, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia para tratar sobre detalhes da parceria da universidade com o consórcio na elaboração de planos de saneamento básico para os municípios.

Professor Doutor Samuel do Carmo Lima, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri.
Professor Doutor Samuel do Carmo Lima, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri.

Para o atendimento da legislação vigente e dos respectivos prazos estabelecidos, os consorciados do CIDES avaliaram a proposta é a elaboração, em um primeiro momento, do Plano Municipal de Saneamento Básico. Nele estarão previstos critérios essenciais dispostos na política nacional de saneamento, tais como: água, esgoto, drenagem de águas pluviais e resíduos sólidos. Já em um segundo momento, discutiu-se a possibilidade de elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. Nele devem haver critérios de gerenciamento do lixo, como coleta seletiva e tratamento dos volumes sólidos produzidos em cada cidade associada.

Presidente do CIDES e prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo. Foto: Luiz Otavio Petri
Presidente do CIDES e prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo. Foto: Luiz Otavio Petri

O presidente do CIDES Luiz Pedro Correa, diz que os consorciados aguardam ansiosos pela assinatura da parceria com a UFU. “Algumas cidades ainda tem lixões a céu aberto e é através do consórcio que iremos buscar a solução. É através do consórcio também que esta parceria está sendo possível. Isso vem atender a todos os municípios especialmente aqueles menores que precisam unir esforços por um benefício comum. Assim teremos condições menores de tratar o esgoto, fazer aterros sanitários e principalmente proteger a natureza que é o mais importante”, disse Luiz Pedro.

Reunião CIDES. Foto: Luiz Otavio Petri.
Reunião CIDES. Foto: Luiz Otavio Petri.

A parceria com a UFU está em fase final de tramitação. Os termos devem ser assinados ainda em julho. Mas para execução dos futuros projetos elaborados o presidente do CIDES lembra que “não basta fazer o plano, esses projetos tem que ser executados e ele demandam recursos. Para que os municípios consigam implantar e manter os projetos precisamos contar com o apoio do governo federal e do governo do estado” concluiu Luiz Pedro.