Carreta da Saúde está em Uberlândia

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Veículo itinerante do Serviço Social do Comércio(SESC)  realiza de graça exames para pacientes das cidades ligadas a AMVAP 

Por Fabiene Silva

Estacionada na Praça São Francisco, em frente a Igreja São Francisco de Assis,  no bairro Tubalina, a carreta da saúde chama atenção de quem passa pelo local. O veículo adaptado no  interior  com dois consultórios médicos e um laboratório, permite além de consultas  de oftalmologia e ultrassonagrafia,  espaço para  a realização de exames e diagnósticos.

A visita da carreta do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),  é resultado da parceria entre às prefeituras das cidades ligadas a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba AMVAP.

Os serviços de saúde disponíveis são: 300 oficinas de saúde bucal, 300  consultas e  exames oftalmológicos (acuidade visual, pressão ocular, refração ou exame de grau e fundoscopia –exame do fundo dos olhos que detecta a catarata ou o glaucoma); 300  exames de ultrasson divididos em sete  tipos ; 300 aferições de pressão arterial  e ainda  300 testes de glicemia (diabetes).   A previsão é atender das 7h30 às 16h, num total 60 consultas e atendimentos diários, no período de 18 a 22 de junho. De acordo com um dos coordenadores do trabalho  e analista de projetos do Sesc, serão atendidos somente  pacientes previamente agendados pelas Secretarias de Saúde dos municípios interessados. “Nessa parceria, disponibilizamos atendimentos de oftalmologia e ultrassonografia somente para quem estiver agendado pelos Programas Saúde da Família, os PSFs. Já as orientações sobre diabetes e pressão arterial, as orientações e oficinas de saúde bucal  serão para todos os interessados”, disse João Paulo Fonseca Martins , analista de projetos do Sesc.

O projeto da Carreta é desenvolvido pela Superintendência de Saúde do Sesc, que contribui com os custos juntamente com as prefeituras participantes. A equipe técnica é composta por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e auxiliares em saúde bucal. Hoje, primeiro dia da carreta em Uberlândia, pacientes de Estrela do Sul, Douradoquara, Araporã e Tupaciguara foram contemplados.

A decisão de estender os benefícios para vários municípios foi tomada em uma assembleia geral realizada na Amvap, em Uberlândia, no dia 22 de março.

“ É uma necessidade levar saúde e mais qualidade de vida a população e além de  beneficiar quem precisa, desafogamos  ao mesmo tempo os hospitais e unidades de atendimento públicos” disse a oftalmologista Kariza Frantz, que atende no veículo.