Secretaria de Saúde de Uberlândia alerta para casos de influenza

Nossos Municípios

Com a chegada do inverno e a baixa umidade relativa do ar, aumentam os casos de doenças respiratórias e a circulação do vírus da influenza no país. A Secretaria Municipal de Saúde alerta à população que adotando medidas simples de prevenção, é possível evitar desconfortos e problemas de saúde como resfriados, renites e gripe.

Neste ano em Uberlândia foram notificados 69 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave. Desses, 49 foram descartados, nove aguardam resultados dos exames, três não foram feitas coletas, seis foram confirmados para H3N2 (gripe sazonal) e os pacientes já receberam alta médica, dois foram confirmados para H1N1 sendo que um recebeu alta médica e o outro evoluiu para óbito. O cidadão vivia na zona rural de Uberlândia e faleceu no município de Araguari.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Segundo o Ministério da Saúde, a principal forma de transmissão de vírus respiratórios ocorre por partículas de saliva expelidas durante a fala, tosse e espirro que podem ser aspirados ou ainda contaminar lenços, talheres e objetos de uso pessoal. “Quando uma pessoa contaminada pelo vírus não higieniza as mãos e pega em um objeto, o agente transmissor fica na superfície e tem sobrevida de até 12 horas. O contágio vai acontecer quando outra pessoa tiver contato com este objeto infectado, e encostar a mão contaminada pelo vírus na boca ou nas vias respiratórias”, explica Rosana Gervásio, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Nos dias mais frios, a aglomeração de pessoas e circulação em ambientes fechados favorece a transmissão das doenças. Ao tossir nestes locais, é importante cobrir a boca e o nariz com um lenço ou proteger com antebraço mantendo a cabeça baixa.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Gripe ou resfriado

Nem todo espirro é sinal de gripe. Enquanto os sintomas do resfriado são mais leves e duram menos tempo, a gripe é causada apenas pelo vírus da Influenza e quando do tipo A e B os sintomas são mais severos devido à resposta imune do organismo.  “Febre alta permanente e dificuldade para respirar são sinais que podem indicar o agravamento deste quadro clínico, principalmente se ocorrer com pessoas dos grupos de maior vulnerabilidade para as complicações da influenza”, disse Rosana Gervásio. A gripe comum tem resolução em sete dias permanecendo apenas alguns sintomas como a tosse ou o mal estar. Caso haja complicações dos sintomas deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

Secom PMU