Araguari cumpre metas do Ministério da Saúde na atenção básica

Nossos Municípios

Ao firmar compromisso público de cuidar da saúde das pessoas, o prefeito Raul Belém projetou uma série de investimentos que contemplou a aquisição de nove ambulâncias, construção de novas Unidades Básicas de Saúde e reforma das já existentes, contratação de profissionais médicos, ampliação e descentralização da Farmácia Municipal com a implantação farmácias na Policlínica e nas unidades de saúde de Amanhece, São Sebastião, Brasília e outras ações que resultaram na melhora do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Com empenho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde capitaneada pela secretária Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, os primeiros resultados começaram a surgir. Esta semana a Superintendência Regional de Saúde anunciou que o município é um dos dois que cumpriram as metas pactuadas com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde.

O anúncio foi feito pela coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da Delegacia Regional de Saúde, Luzimar Rosa Abraão Dib Ishimura, significa objetivamente que a sistema de saúde do município melhorou.

Representante da DRS comunica que município está entre as duas que cumpriram meta do Ministério da Saúde. Foto: Enivaldo Silva
Representante da DRS comunica que município está entre as duas que cumpriram meta do Ministério da Saúde. Foto: Enivaldo Silva

 Luzimar Ishimura relatou que os cinco indicadores avaliados quadrimestralmente são a coleta de citologia (Papanicolau), quantidade de sete ou mais consulta de pré-natal nas gestantes, cobertura de vacina penta valente em crianças menores de um ano, implantação do Protocolo do Manchester em 100% das unidades de atendimento e a cobertura de Atenção Básica.

Luzimar observou que o trabalho da Secretaria de Saúde foi bem articulado. “As gestantes estão fazendo pré-natal em dia e o município ira implementar o sistema de diretrizes clínicas (linhas guias) nas unidades básicas de saúde, que colaboram com os profissionais médicos facilitando inclusive a eles receitar os medicamentos que contém na cesta básica da Farmácia Municipal.

Dentre as 19 cidades que compõem a Regional de Saúde Araguari é destaque em cumprir as metas. “Já se passaram 14 avaliações anuais e a primeira vez que nosso município cumpriu a meta. Estamos no caminho certo para cumprir o que o Ministério da Saúde, o Estado de Minas preconizam. É uma conquista da equipe da Atenção Primária”, afirmou Lucélia Rodrigues.

A subsecretária de Atenção Básica, médica Marislene Pulsena, comemorou os resultados. “Tivemos uma grande felicidade ao sensibilizar as equipes na importância dessas metas porque são voltadas para a Atenção Primária e quando as cumprimos o município recebe mais verbas que podem ser utilizadas inclusive para melhorar a qualidade do atendimento”, explicou Marislene Pulsena.

Ascom Araguari