Força-tarefa de combate à dengue está em Monte Carmelo

Nossos Municípios

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde está em Monte Carmelo para a Força-Tarefa de combate à dengue. São 26 agentes estaduais e um coordenador que permanecerão na cidade até 3 de julho trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no combate aos focos do mosquito.

A equipe está percorrendo os bairros com maior número de notificações de dengue e incidências de focos positivos registrados nos dois últimos LIRAa (Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti), feitos em janeiro e março deste ano. O LIRAa determina com exatidão onde estão os focos nos bairros, viabilizando ações específicas para cada local, já que o principal meio de prevenção à dengue é a eliminação dos potenciais focos do vetor. Nestes bairros, a equipe retira e destrói possíveis criadouros e conscientiza a população sobre o papel de cada um na luta contra a doença.

Estão sendo visitados estabelecimentos comerciais, residências e lotes vagos dos bairros Santa Rita, Santo Agostinho, Sidônio Cardoso, Belo Horizonte, Operário, Aeroporto e Vila Dourada. “80% dos focos são encontrados nas residências, em terrenos baldios a gente quase não encontra focos”, disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Adriely Ribeiro.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

“Pedimos a colaboração dos moradores para receberem os agentes de endemias e seguirem as orientações que são repassadas como, por exemplo, evitar o acúmulo de recipientes que possam armazenar água e se tornarem criadouros. Casca de ovo, tampa de garrafa de cerveja e de garrafa pet, latas, vidros, pneus, enfim, tudo que possa juntar água, mesmo em pequenas quantidades deve ser eliminado ou guardado em locais secos.”

A ação faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, estratégia de mobilização e controle epidemiológico adotada pela Secretaria de Estado de Saúde em 2010 para diminuir os casos de dengue em Minas. Com atuação nas áreas da assistência, comunicação e epidemiologia, a Força-Tarefa visita os municípios mineiros tendo como principal instrumento as ações de mobilização social.

Segundo a coordenadora de Endemias, Fátima do Carmo Mendes, a presença da equipe na cidade não significa que houve aumento no número de casos da doença. “Na verdade houve redução e isso é resultado do trabalho preventivo feito pela secretaria de Saúde e da participação da população. O trabalho que está sendo feito agora vai refletir no futuro porque eliminando os criadouros evitaremos sérios problemas com a chegada das chuvas quando o mosquito se reproduz. Entre oito e dez dias ele já está adulto, voando e transmitindo a doença. Por isso, a eliminação dos criadouros e dos focos é a melhor arma para a prevenção da doença”, disse.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2013, foram notificados 736 casos de dengue em Monte Carmelo. Destes, 685 confirmados, com uma morte. Em 2014, até 27 de junho, foram 466 casos notificados e 80 confirmados por exames.

Ascom Monte Carmelo