Ituiutaba dá continuidade a ações no combate à Dengue

Nossos Municípios

Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde mostram a preocupação do setor em dar continuidade ao combate à doença, cujos números em 2014 têm sido comemorados.

Para se ter ideia desse quadro, os números vêm sendo acompanhados de perto pela Equipe de Gestão Estratégica, que avalia a situação mês a mês. Esses dados revelam que em 2013  foram 2.971 notificações, com recordes em janeiro (691), fevereiro (1.460) e março (513), contra 489 notificações neste ano, onde o mês de abril teve o maior  índice, com 253 notificações.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Quando a avaliação passa a ser o número de casos confirmados, 2014 é o menor índice, desde 2009, sendo que em 2013 esse número chegou a 2.657 casos confirmados em Ituiutaba, contra 161 confirmados até o momento. “O combate á Dengue tem que ser contínuo, independente se estamos ou não no período chuvoso”, afirma a secretária municipal de Saúde, Sonia Correa do Carmo.

“A participação da comunidade é um ponto de suma importância nesse trabalho, visto que grande parte dos focos do mosquito da Dengue estão nos quintais das residências”, avalia o coordenador do da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Mesmo fora do período de chuvas, a equipe ganha o reforço do Programa Saúde da Família, onde educadoras em Saúde levam aos PSF’s palestras que ajudam à população a identificar e combater possíveis criadouros nas residências. “Nesta segunda-feira começamos a semana com a equipe do PSF Santa Maria e equipe de Zoonoses orientando moradores daquela região quanto à prevenção contra a dengue”, disse o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Rodrigo Laterza.

Ascom Ituiutaba