Uberlândia recebe seminário sobre o Programa Mais Médicos

Nossos Municípios

Com o tema “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”, Uberlândia recebeu na manhã desta segunda-feira (09) o seminário apresentado pelo Ministério da Saúde (MS) sobre os impactos do Programa Mais Médicos no Brasil e na região. Em menos de um ano o programa ampliou em 1.220 o número de médicos atuando na atenção básica de 464 municípios mineiros, sendo que 13 destes médicos estão atuando em Uberlândia. No Brasil, o programa já ultrapassou a marca de 14 mil médicos em cerca de quatro mil cidades.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, aumentou em menos de um ano, 21,6% das consultas realizadas nos municípios mineiros. O objetivo do programa é melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  “Observamos o aumento de 40% nos atendimentos de urgência da atenção básica em Minas Gerais, o que demonstra que o usuário da rede conseguiu ser atendido próximo a sua residência e que sem o agravamento dos sintomas, também não precisou ser hospitalizado”, disse Hêider Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Segundo levantamento do MS, o encaminhamento para hospitais reduziu em 20% nos municípios mineiros.

O foco do Programa Mais Médico é aperfeiçoar a formação dos médicos e em contrapartida, ampliar o acesso dos usuários do SUS nos municípios, promovendo a atenção básica à saúde. “O programa vem somar esforços do município na atenção básica. Hoje, além do Mais Médicos, também estão atuando na rede municipal oito médicos residentes que além da atenção hospitalar percorrem toda a rede, incluindo a atenção primária, e compreende a atenção à saúde como um todo em sua formação”, disse Almir Fontes, secretário municipal de saúde.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Universidade Federal de Uberlândia acompanha a formação destes profissionais na atenção básica, supervisionando os médicos do programa Mais Médicos que atuam em Uberlândia e em mais 34 municípios da região. O programa ainda prevê até o ano de 2018 a criação de 11,4 mil novas vagas de graduação em Medicina e 12 mil novas vagas de residência médica, viabilizando o aprimoramento da formação médica no país.

Com a convicção de que não se pode ampliar a qualidade de saúde da população sem atenção às pessoas, o médico cubano Yunior Alfonso já está atuando na rede de atenção básica de saúde, em Uberlândia. “Estou aprendendo muito com este conceito de universalidade no atendimento e na atenção à saúde das pessoas, utilizados pelo SUS. Eu acompanho os pacientes no local que eles vivem, escuto e compreendendo suas necessidades e assim fica mais fácil promover a saúde”, disse Yunior.

Secom PMU