Patrocínio – Ministério da Saúde apresenta programas para implantação nos municípios.

Nossos Municípios

A tarefa de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) se consolidar na prática foi o ponto principal da Oficina de Apoio Institucional do Ministério da Saúde aos Municípios. Prefeitos, secretários e técnicos da área de saúde de 60 cidades participaram do evento, realizado nesta sexta-feira (14), em Patrocínio, numa parceria com as Associações dos Municípios do Alto Paranaíba, da Microrregião do Triângulo Mineiro e Vale do Paranaíba e do Noroeste de Minas.

O objetivo é agilizar e implantar as redes, bem como conhecer as possibilidades de financiamento, acessar recursos e condições para atender à comunidade. Uma equipe com 20 profissionais do Ministério da Saúde apresentou programas inovadores, como a requalificação das unidades básicas de saúde, informatização da atenção básica (e-SUS) e programa de saúde bucal.

Patrocínio – Ministério da Saúde apresenta programas para implantação nos municípios.

“É uma determinação da presidenta Dilma Rousseff para que a gente vá aos municípios e leve as informações necessárias para que eles tenham acesso aos programas do Governo Federal. Juntos, podemos construir um SUS de qualidade para todos”, disse Heider Aurélio Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério.

A atenção básica de 2010 a 2013 teve um aumento de 66% em seu financiamento. O fortalecimento dos municípios é parte do trabalho desenvolvido pelo prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap, Gilmar Machado. A efetivação do aumento da qualidade na prestação dos serviços na região facilita a implantação do SAMU em Uberlândia e nas demais cidades que ainda não contam com o sistema.

A boa notícia é que mais de 90% dos municípios mineiros aderiram ao programa de Melhoria do Acesso à Qualidade. Para este, em específico, haverá um investimento de R$ 1,8 bilhão neste ano. Quanto mais qualidade o município apresentar, reduzir o tempo de espera e maior satisfação tiver do usuário, mais recursos a cidade vai receber.

“Essa oportunidade do Ministério da Saúde estar mais próximo do município ajuda bastante e demonstra que é em rede que devemos trabalhar. O nosso maior desafio enquanto gestores é a saúde. Por isso fizemos questão de participar da oficina com a nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.

Uberlândia é referência em diversos projetos do Governo Federal. O diretor Heider Pinto destacou a participação da cidade na atenção domiciliar (Programa Melhora em Casa) que agora será disponibilizado para municípios com menos de 40 mil habitantes.  Uma equipe de atenção domiciliar equivale à construção de um hospital de 60 leitos no município.

O e-SUS também faz de Uberlândia referência no país. O prontuário eletrônico é procedimento fundamental na informatização das unidades de saúde. Ele agiliza o atendimento e reduz a quantidade de exames, visto que assim que o cidadão chega à unidade, ele tem todas as informações disponíveis no prontuário.

Outro objetivo é implantar o programa de Saúde Bucal, para fazer com que a cidade saia da condição de oferta inexistente do serviço para se tornar exemplo de consolidação. Isso se dará a partir de um atendimento qualificado, laboratórios para próteses e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Ainda segundo Heider Pinto, Uberlândia fez um excelente trabalho na rapidez com que conseguiu criar a Fundação Municipal de Saúde (Fundasus). “É um avanço importante para garantir carreira aos profissionais, desprecarizar as relações de trabalho, garantir os direitos trabalhistas e fundamentalmente valorizar os trabalhadores, pois se não valorizarmos os trabalhadores, não teremos um SUS de qualidade para nossa população.”

 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia