A expansão dos corredores estruturais de transporte público de Uberlândia foi o tema do segundo Seminário Integração, realizado nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), no auditórioCícero Diniz no Centro Administrativo Municipal. O projeto conta com a implantação de cinco novos corredores estruturais de transporte, quatro terminais de ônibus e 76 estações, além da construção de três viadutos. As novas estações vão manter os padrões arquitetônicos das já existentes e contemplarão toda a estrutura para pessoas com necessidades especiais. O investimento está estimado em mais de RS 132 milhões, já aprovados pelo PAC 2 da Mobilidade, do Governo Federal, e com convênio assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e a Caixa Econômica Federal.
![Foto: Secom PMU](https://www.amvapmg.org.br/1/wp-content/uploads/2014/05/23-05-Corredor-Onibus-Udi2-300x199.jpg)
Na abertura do evento, o prefeito Gilmar Machado destacou o avanço que Uberlândia terá com a implantação do novo modelo e a adequação do trânsito à realidade de crescimento da cidade. “O que se quer é chegar lá na frente, com a população tendo um transporte rápido, eficiente, de qualidade, com preço justo e acima de tudo com mais segurança. Nós queremos e vamos priorizar o transporte público”, afirmou. O prefeito ressaltou também que será necessário um trabalho maciço de conscientização dos moradores e comerciantes sobre alguns transtornos que as obras poderão causar, mas que no fim, a população poderá desfrutar de mais qualidade de vida. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em até 20% com os novos corredores. A capacidade de transporte de passageiros também será ampliada com a introdução de mais ônibus articulados.
![Foto: Secom PMU](https://www.amvapmg.org.br/1/wp-content/uploads/2014/05/23-05-Corredor-Onibus-Udi1-300x199.jpg)
Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, com a instituição deste projeto, a cidade terá o maior sistema de integração do Sudeste do Brasil. “Sempre que lembrarmos de Uberlândia, nós vamos lembrar de um transporte público com eficiência e qualidade”, afirmou.
Conforme o projeto apresentado, o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano. A primeira obra a ser implantada será o Corredor Estrutural Leste, que vai percorrer toda a avenida Segismundo Pereiraaté o novo terminal, que leva o nome do bairro onde será construído, Novo Mundo. O projeto contempla ainda a construção de três viadutos, sendo dois sobre a avenida Rondon Pacheco – na rua México e rua Paraná – e um sobre a BR-365, rua Olegário Maciel.
![Foto: Secom PMU](https://www.amvapmg.org.br/1/wp-content/uploads/2014/05/23-05-Corredor-Onibus-Udi-300x199.jpg)
Atualmente o Sistema Integrado de Transpores (SIT) de Uberlândia conta com quatro terminais (Central, Santa Luzia, Planalto e Umuarama) e um corredor na avenida João Naves de Ávila com 13 estações. O sistema foi implantado em 1997 e o corredor em 2006.
Conheça os novos corredores:
Corredor Estrutural Leste
Extensão – 9,11km – Av. Segismundo Pereira
1 Terminal de ônibus – Terminal Novo Mundo
17 Estações – Destas, seis são de ligação do Corredor Leste ao Corredor Sudeste
16 linhas
Corredor Estrutural Oeste
Extensão – 19,5 km – Via Área Central e 17,5 km – Via Martins
1 Terminal de ônibus – Terminal Dona Zulmira
27 Estações
13 Linhas
Corredor Estrutural Sudoeste
Extensão 2,7 km – Av. Getúlio Vargas
1 Terminal de ônibus – Terminal Jardins
5 Estações
12 linhas
Corredor Estrutural Norte
Extensão 5,5km – Av. Adriano Bailoni e Av. Cleanto Vieira Gonçalves (Terminal Central – Terminal Industrial)
15 Estações
14 linhas
Corredor Estrutural Sul
Extensão 3,9km – Av. Nicomedes Alves dos Santos
1 Terminal de ônibus – Terminal Universitário
9 Estações
11 linhas
Área Central
03 Estações – Praça Tubal Vilela e Praça Clarimundo Carneiro
* A quantidade de estações ainda está sujeita à alteração
Secom PMU