Hiperdia para levar informação a hipertensos e diabéticos em Capinópolis

Nossos Municípios

A equipe do PSF Otávio Bernardeli, do Bairro São João realizou no último dia 16 mais uma importante reunião do grupo de Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos), onde a informação e o acompanhamento em especial dos idosos, são ferramentas importantes para lhes oferecer qualidade de vida.

Durante a reunião mensal a equipe do Programa Saúde da Família junto ao Grupo Hiperdia, programa que atende os pacientes com Hipertensão arterial e Diabetes, realizada neste mês no Centro de Apoio ao Idoso, junto aos idosos do Grupo Conviver, houve verificação de pressão arterial e glicemia. Após as aferições foi servido um café da manhã e em seguida, palestra sobre “Diabetes tipo 1”, com a enfermeira Renata, e as residentes Multiprofissionais/UFU. “É uma doença que pode ser evitada se tomado as devidas precauções”, ressalta a enfermeira.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

O diabetes tipo 1 acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio.

Nesse cenário, o corpo acaba atacando as células que produzem insulina por não reconhecerem mais elas como sendo da pessoa. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais e há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Para a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, trabalhar a prevenção é o melhor remédio, contudo, depois que a doença é detectada o Programa Hiperdia entra também em ação orientando as pessoas como levar uma vida saudável. “Alimentação adequada, atividade física e acompanhamento médico ajudam a essa pessoa a levar adiante uma vida saudável, com qualidade”, avalia Simone.

Em todos os PSF’s de Capinópolis as equipes trabalham dentro de sua região (Bairros) o Programa Hiperdia, considerado um de melhores resultados por parte da SMS. O evento contou com a presença da coordenadora de Atenção Primária, Ana Claudia Fonseca.

Ascom Capinópolis