Uberlândia tem projetos finalistas no Prêmio Prefeito Empreendedor

Notícias em Destaque

Pró-Micro e Empresa Fácil concorrem em categorias distintas; projetos têm contribuído para desburocratizar o processo de abertura de empresas e ajudar as existentes a se qualificarem

O Sebrae realiza na próxima terça-feira, dia 20, a 8ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, etapa estadual, em Belo Horizonte. A premiação é concedida a prefeitos que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e crescimento de pequenos negócios e à modernização pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), é finalista da premiação com dois programas: o Empresa Fácil e o Pró-Micro.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Em março, uma comissão avaliadora do Instituto Qualidade Minas (IQM), contratada pelo Sebrae-MG, esteve em Uberlândia com o objetivo de auditar a documentação dos dois projetos inscritos.

O Empresa Fácil – REDESIM na Vida Real, que concorre na categoria Desburocratização, conta com a participação de diversas secretarias municipais, bem como da Junta Comercial de Minas Gerais. Por meio do programa, é possível abrir uma empresa dentro do prazo médio de cinco dias e realizar todo o procedimento via internet. O Empresa Fácil gera economia de tempo, de procedimentos, de arquivo de documentos, permitindo ao empresário desenvolver seu potencial de negócios sem os entraves burocráticos existentes em outras cidades do Brasil, onde se pode levar meses para a abertura de uma empresa.

Os números comprovam a eficácia do projeto: Uberlândia conta com mais de 35 mil microempresas, mais de 1,1 mil empresas de pequeno porte e outros 15 mil empreendedores individuais, dados que colocam a cidade em primeiro lugar em abertura de empresas no interior de MG (Minas Fácil). De janeiro de 2013 até o momento, mais de 3,5 mil novas empresas foram constituídas em Uberlândia.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Pró-Micro

O Pró-Micro (Programa Municipal de Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedor Individual) foi inscrito na categoria Novos Projetos. O programa é um conjunto de ações governamentais e de instituições de fomento de pequenos e médios negócios que cria facilitadores, desburocratiza processos, traz incentivo e promove capacitações para que empreendedores locais tenham sucesso na implantação e desenvolvimento de suas pequenas e médias empresas.

Em parceria com o Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), FIEMG e outras instituições, o Pró-Micro centraliza os atendimentos, a capacitação e a distribuição de informação aos empreendedores, além de intermediar crédito e viabilizar a formalização de pequenos negócios.

Lançado em outubro de 2013, o Pró-Micro já apresenta seus primeiros resultados. O projeto Cultura Empreendedora foi implantado em duas Escolas Municipais, com 90 educadores capacitados e 2.300 alunos impactados, resultando na realização da 1ª Feira do Empreendedorismo, em que os alunos puderam desenvolver suas habilidades e foram estimulados ao empreendedorismo.

No projeto Compras Governamentais, foi realizado o 1º Seminário de Compras Governamentais com mais de 200 empresas participantes, seguido por duas edições do Curso “Licitações: Como vender para órgãos públicos” com 60 empresas capacitadas. Houve ainda a realização de outros projetos dentro do Pró-Micro. Nesta semana ocorreu o curso de licitações “Como vender para o poder público”, na FIEMG, com consultor do Sebrae.

Para o próximo semestre, a SMDET planeja a inauguração da Sala do Empreendedor, que promoverá a desburocratização do processo de atendimento, centralizando em um único lugar o acesso ao crédito, a emissão de alvarás, de certidões e de consultas, além de promover capacitações.

O Sebrae-MG pretende instalar o Pró-Micro em pelo menos outras sete cidades de Minas a partir do modelo de Uberlândia.

Prêmio

Esta é a 8ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitschek, criado com o objetivo de conhecer, reconhecer e premiar experiências que contribuam para o crescimento econômico e social dos municípios, por meio do fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos e estímulo ao empreendedorismo. É realizado a cada dois anos, sendo dividido em etapas estadual e nacional, nas seguintes categorias: Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, Novos Projetos e Sustentabilidade.

Secom PMU