Virada ambiental 2023: CNM incentiva participação dos Municípios em projeto que prevê o plantio de árvores nativas

Notícias Gerais

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva o engajamento dos Municípios junto aos seus cidadãos no projeto Virada Ambiental deste ano. A iniciativa é direcionada à mobilização da sociedade para fomentar o plantio de árvores nativas visando ao resgate da biodiversidade e à recuperação dos serviços ambientais  nos Municípios de todo o país. A adesão das prefeituras é gratuita e pode ser feita até o dia 15 de novembro aqui

Além do preenchimento do termo de inscrição, a única exigência é a de que a prefeitura se comprometa a registrar cada ação de plantio no aplicativo Plante Go, disponível para Android e iOS. Para este ano, que será a 5ª edição, o desafio é de que pelo menos um Município de cada Estado participe da Virada Ambiental. Atualmente, 138 cidades confirmaram a adesão ao projeto. 

Idealizado em 2019 pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Emiliano de Godoi, o projeto surgiu com a proposta de fazer a neutralização de carbono da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ganhou força por meio de parcerias, como a da Associação Goiana de Municípios (AGM) e da Federação Goiana de Municípios (FGM). Em 2021, o projeto proporcionou o plantio de 178 mil mudas em Goiás. 

No ano seguinte, mais de 175 Municípios de seis Estados fizeram parte da ação. A CNM reforça que os serviços ecossistêmicos proporcionados pelo plantio de espécies nativas são diversos e vão da preservação da biodiversidade local à prevenção de desastres. Além disso, o bem estar  social favorece atividades turísticas e desportivas ao ar livre no Município.

 

Da Agência CNM de Notícias