Melhor em Casa completa um ano com 960 pacientes já atendidos em Uberlândia

Nossos Municípios

Após um ano de implantação do programa Melhor em Casa, Uberlândia tem alcançado resultados positivos na atenção à saúde da população. O prefeito Gilmar Machado e o secretário municipal de Saúde, Almir Fontes, estiveram na terça-feira (29/04) na UAI Tibery para conversar com a equipe do programa sobre esse primeiro ano de trabalho. Em seguida, visitaram a residência de uma paciente atendida pelo programa, no bairro Segismundo Pereira.

Implantado em de abril de 2013, a cidade já foi contemplada com quatro equipes sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde e mais duas pelo Hospital de Clínicas da UFU. A Prefeitura agora trabalha para aumentar ainda mais esse atendimento. “Confiamos que esse trabalho vai ampliar. Estamos melhorando a estrutura das unidades, em breve teremos atendimento odontológico no Melhor em Casa”, adiantou Gilmar Machado.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

As duas unidades de consultório odontológico móvel foram doadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e serão implantadas ainda neste primeiro semestre. A iniciativa é inédita no Estado. Elas permitirão a higiene bucal, remoção de tártaros e em alguns casos até a exodontia (extração). O consultório odontológico é capaz de realizar cuidados de baixa e média complexidade.

Nesses doze meses, quase mil pacientes já passaram pelo Melhor em Casa. Dentro desse patamar, mais de 12 mil visitas foram realizadas para atender a esses pacientes. “Isso transformou a saúde pública de Uberlândia para melhor devido especialmente à humanização da atenção à saúde feita pela equipe multidisciplinar“, ressaltou Almir Fontes, secretário municipal de Saúde.

Há cinco meses acamada, a esposa do aposentado Francisco Braz se recupera de um aneurisma em casa, desde março, quando foi liberada pelo hospital. Equipamentos como a cama e o suporte de soro foram emprestados pela unidade de saúde para possibilitar o cuidado na residência.

“É muito difícil imaginar como seria a vida sem o Melhor em Casa. Se fosse no hospital, teríamos dificuldade em arrumar pessoas para revezar na companhia da minha esposa. Aqui em casa conseguimos ficar 24 horas com ela”, explicou o aposentado que recebeu as orientações técnicas para os cuidados básicos. Além disso, a paciente recebe a visita de médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e outros membros da equipe multidisciplinar ao menos uma vez na semana. As equipes contam com os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Prontuário eletrônico

As equipes do Melhor em Casa passaram a trabalhar neste ano com tablets e inserem informações do paciente em prontuário digital utilizando o programa e-SUS. Com esta ferramenta, é possível fazer o acompanhamento online da evolução clínica dos pacientes, ter acesso ao histórico do prontuário com mais facilidade, e garantir a agilidade no atendimento em benefício ao paciente. Uberlândia é uma das primeiras cidades brasileiras a aderir ao sistema.

O programa destina-se aos usuários da rede que além dos problemas de saúde têm dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade e que necessitam de maior frequência de cuidado, recursos de saúde, acompanhamento contínuo e uso de equipamentos.

Secom PMU