Cemei Antônio Rabelo quase pronto para a reinauguração em Araporã

Nossos Municípios

Equipe de profissionais contratados pela Prefeitura de Araporã está concentrada no acabamento da obra de reforma e ampliação do Cemei (Centro Municipal de Ensino Infantil) Antônio Rabelo que terá que estar pronta até sexta-feira, 25, quando será inaugurada às 16:00h como parte das comemorações do 22º aniversário de Araporã.

A mais antiga unidade de ensino infantil da cidade acaba de passar por completa reforma e ampliações que a tornam “suficientemente adequada para atender as crianças do Bairro Alvorada” segundo diz a diretora Andreia Rodrigues, diretamente envolvida com a reforma, ela que há 14 anos atua naquela escola, antes como professora, depois supervisora e agora, como diretora, desde 01 de janeiro de 2013.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Andreia conta que há 20 dias sua equipe está espalhada pela Apae e pela Escola Técnica José Inácio Ferreira, juntamente com  os 205 alunos do Cemei. Foi a maneira que encontraram para permitir o término dos serviços na escola. Ela diz que os transtornos são compensados pela “realização de um sonho” e aproveita para agradecer à sua equipe pelos desdobramentos, à Apae e à Escola Técnica pelo apoio e aos pais das crianças pela compreensão. “Com a participação de todos estamos chegando lá”, diz. Ela fez questão de enfatizar como “imprescindível” o empenho do secretário da Educação André Donizeti na realização do empreendimento.

A reforma

Toda a escola passou por completa reforma de pintura, incluindo a fachada tendo a grade principal ganhado um largo portão de correr e o acesso uma cobertura equipada com corrimão de modo a garantir a acessibilidade e melhorar o aspecto físico geral. Os banheiros da creche e pré-escola já existentes foram dotados de pisos cerâmicos, revestimentos em azulejo, novos equipamentos sanitários e acessórios necessários à acessibilidade das crianças.

Ampliação

Anexo à quadra de recreação está sendo construído um palco coberto com 47m2 de área que, segundo Andreia será de grande utilidade para a educação e interatividade das crianças. De maior destaque, entretanto, foi a construção do novo berçário com área de 130m2, suficiente para atender a mais 50 crianças ao mesmo tempo em seus dois ambientes iguais, dotados de tudo o que há de mais moderno em termos de acessibilidade, inclusive as rampas de acesso que são dotadas de cobertura, piso antiderrapante e corrimão. Os banheiros são dotados de equipamentos modernos inclusive dimensionados para crianças.  Portas de vidro fumê e jardins gramados dão o toque de excelência ao novo berçário.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

A obra ainda está nos arremates finais (23/04), mas já denota o bom gosto e a qualidade que, aliás, foram os mesmos utilizados na Praça da Bíblia e nas demais obras que serão inauguradas agora, como a revitalização da Praça Dr. Antônio Hélio de Castro, arquibancadas do campo de futebol do Parque do Peão, Bairro Zequinha Cachoeira, Praça Terezinha Diniz Sandre e a Academia da Saúde, a urbanização de trecho do Córrego Alvorada e a inauguração do novo Espaço de Cultura da Biblioteca Cláudia Franceschi.

Além do conforto e da segurança previstos na lei de acessibilidade, a reforma e ampliação do Cemei Antônio Rabelo vão permitir a oferta de pelo menos 15 novas vagas para alunos de 4 meses a 5,11 anos. Antes atendendo 205 crianças, a oferta de vagas agora passa para 220.

Segundo a diretora, os custos da obra foram em torno de R$ 180 mil, incluindo as reformas, as novas construções e a aquisição de novos equipamentos e mobiliários para a escola. Os recursos vieram dos cofres da prefeitura.

Ascom Araporã