Amvap realiza curso sobre rh e folha de pagamento

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Estar à frente de um setor de recursos humanos e organizar a folha de pagamento não é tarefa tão simples. O trabalho requer responsabilidade e conhecimento. As falhas no processo podem provocar uma série de transtornos, que vão desde gastos desnecessários até complicações.

À exemplo da iniciativa privada, na administração pública o rigor deve ser o mesmo. Por este motivo, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, realizou nesta quarta (12/04) e quinta-feira (13/04), o curso sobre recursos humanos e folha de pagamento e avaliação de desempenho, na sede da entidade, no bairro Distrito Industrial, em Uberlândia.

A capacitação tratou de assuntos que envolvem a elaboração e a contabilização da folha de pagamento dos funcionários das prefeituras. O curso foi apresentado pelo advogado Jefferson Lima, que abordou temas que fazem parte do cotidiano do setor de RH das prefeituras associadas. 

“O serviço público, infelizmente, observa a folha de pagamento como uma despesa, quando na verdade deveria olhar como gestão de pessoal. Esse processo quando bem executado proporciona redução de despesa e uma qualidade melhor para o servidor, o que acaba correspondendo de forma positiva para os órgãos de fiscalização”, afirma Jefferson Lima.

Profissionais que atuam nessa área são responsáveis por processar a folha de pagamento e manter o banco de dados de funcionários com relação a salários e pagamentos na gestão pública. Portanto, é preciso ter noção das leis trabalhistas e dos procedimentos previdenciários e fiscais.

“Nesta capacitação falamos sobre a abordagem da avaliação de desempenho para poder verificar qual servidor se encaixa nos critérios do cargo que ele foi aprovado em concurso público”, completa o advogado. 

Larissa Tonini é servidora pública que trabalha no controle interno da cidade de Ituiutaba, e fez questão de participar do curso.  Segundo a profissional, o controle interno do município engloba vários setores da administração pública e, por isso, é preciso ter conhecimento das despesas que são realizadas, e das receitas arrecadadas. “Na folha existem vários pagamentos, como benefícios que o servidor vai adquirindo com o tempo, e se houver erros nesses lançamentos causa um grande prejuízo tanto para o servidor quanto para o município. Aí surge a necessidade de o controle ter conhecimento para verificar se a rotina está sendo feita corretamente”.

Para o controlador interno da cidade de Prata, Elton César Oliveira Silva, por causa de constantes mudanças na legislação, é preciso ficar sempre atualizado sobre o assunto. “Principalmente um tema como este, que fala não só da folha de pagamento, como o cálculo, representando uma das maiores despesas, mas também na questão da avaliação de desempenho, e a gestão do RH”.

Galeria