Amvap realiza curso sobre cerimonial e protocolo em eventos públicos

Nossos Municípios Notícias AMVAP Notícias em Destaque Notícias Gerais

Quem já participou de eventos públicos sabe que as cerimônias são cercadas de protocolos para que tudo ocorra como planejado. Para ajudar os profissionais envolvidos nesta missão, a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, realizou nesta terça-feira (11/04), um curso sobre este assunto.

O curso destaca pontos relevantes sobre planejamento e organização de eventos públicos no Executivo, Legislativo e sobre normas de etiquetas sociais. Entre os temas abordados, também estão conteúdos relacionados à condução de eventos.

O jornalista e gestor de recursos humanos Gladiston Pires destaca a importância de se capacitar e adquirir tais conhecimentos. “O treinamento é uma maneira de mostrar a forma legal; o que é um cerimonial; como fazer um projeto de cerimonial para ser bem conduzido para que nada seja esquecido no momento de começar”.

Durante todo o dia os participantes puderam, além de esclarecer dúvidas, trazer exemplos práticos de eventos realizados nas cidades associadas à Amvap. Em muitos casos, houve a percepção de que é necessário fazer a correção na maneira como os eventos são realizados.

José Roberto Souza Vilela é secretário de Comunicação da cidade de Prata, e diz que essa é a primeira capacitação que passa sobre cerimonial desde que assumiu o comando da pasta. “Quando chegamos no setor público recebemos uma orientação bem resumida, mas sempre têm detalhes que ficamos sem saber. Por exemplo, aprendi a questão da ordem das falas; a presença do vice como autoridade na mesa”.

A ideia é que os servidores sejam capazes de identificar a legislação vigente sobre os procedimentos de cerimonial, assim como elaborar e executar cerimonial público, considerando as exigências formais.

“Basicamente, as prefeituras realizam cerimoniais todas as semanas, e isso é bom na formação das equipes e para que os cerimoniais sejam um rito bem feito. Desta forma conhecem como usar símbolos nacionais, como a bandeira, e como arrumar um ambiente bonito”, completa Gladiston.

Até o mês de maio, a Câmara Municipal de Capinópolis deve realizar a entrega de 40 títulos e monções para membros da sociedade. O presidente da casa legislativa, Ivo Américo, participou do curso para entender melhor como devem ser feitos eventos com ainda mais qualidade e rigor. “A gente na liderança deve acompanhar o cerimonialista e o que acontece no entorno dos homenageados, porque queremos tratar bem quem está na nossa casa”.

 

Galeria