V Fórum Mineiro de Educação reúne gestores de todo o Estado

Notícias Gerais

A Associação Mineira de Municípios – AMM promoveu nos dias 11 e 12 de junho, o V Fórum Mineiro de Educação, no Dayrell Hotel e Centro de Convenções em Belo Horizonte. Com o tema “Educação: Base para o desenvolvimento”, um espaço de discussão e reflexão foi criado para que gestores municipais ligados à área de educação pudessem pensar os novos rumos para a escola e para a arrecadação e projetos da área.

A abertura foi realizada pelo Presidente da AMM e Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada. Estiveram presentes autoridades federais e estaduais da área de educação.

Com mais de 340 inscrições, considerando prefeitos, secretários municipais, pedagogos, professores e demais profissionais comprometidos com a qualidade do ensino e pensando no desenvolvimento municipal, foram debatidos temas relevantes para o crescimento das cidades mineiras e os desafios que os novos gestores irão enfrentar na área da educação.

Uma das principais vertentes do Fórum é garantir aos gestores municipais a capacidade de lidar com os recursos públicos advindos da União, bem como buscar uma maior participação entre os municípios  para que a  arrecadação seja maior. “Atualmente o sistema é engessado, transforma o gestor em educação num mero executor de políticas federais. E como o município não tem capacidade de investimento, a educação fica prejudicada” enfatiza o Presidente da AMM.”

Participante do Fórum, o secretário de educação da cidade de Barbacena, Emiliano Furtado Campos, explicitou a importância de eventos como esse, e tocou em um dos principais pontos de debate do Fórum. “É um momento para revermos algumas dúvidas, e debatermos a educação como um todo, principalmente revendo o Pacto Federativo, onde os gestores municipais são os meros operadores do Governo Federal, que não sabe aonde ou em qual momento o município deve investir, o dinheiro já vem direcionado”, disse.

V Fórum Mineiro de Educação reúne gestores de todo o Estado

Além da questão de arrecadação dos municípios e projetos de educação, foram realizadas palestras motivacionais para os professores da rede pública, e o que eles devem fazer pra se capacitar, assim como o que o município pode fazer para incentivá-los a serem responsáveis pelos jovens que estão na escola.

Sobre o balanço do evento, a assessora técnica em educação da AMM, Alessandra Marx, diz que tem recebido retorno dos participantes, que ficaram muito satisfeitos com o eventos e que ” irão voltar para seus municípios não da mesma forma que chegaram aqui, mas com novas idéias e novas perspectivas, e em busca de um melhor trabalho e uma educação cada vez melhor em Minas”.
Associação Mineira de Municípios – AMM