Monte Carmelo busca melhorar a qualidade no tratamento de esgoto

Nossos Municípios

O Departamento Municipal de Água e Esgoto – Dmae está testando um novo método para acabar com mau cheiro emitido pela estação de tratamento de esgoto. Trata-se de um produto a base de bactérias, já utilizado por várias cidades com bons resultados. Se for aprovado, quem trafega pelas proximidades da estação e os mais de oito mil moradores dos bairros Santa Rita, Sidônio Cardoso, Santo Agostinho e Jardim Américo, poderão respirar aliviados.

Desde que foi inaugurada, no início de 2011, a estação de tratamento de esgoto de Monte Carmelo tem sido alvo de constantes reclamações por parte dos moradores de seu entorno e de quem trafega pela região. O motivo é o forte odor liberado durante o tratamento do esgoto, principalmente nas horas mais quentes do dia.

Foto: Ascom Monte Carmelo.
Foto: Ascom Monte Carmelo.

Segundo o biólogo do Dmae, Jonathan Graziano isso se deve à liberação de um gás chamado Sulfito durante o processo. “Ele é característico da atividade visto que estamos falando de esgoto, que é movimentado para o tratamento e nesse movimento acontece a geração do odor”, disse.

A bactéria em fase de testes promove a degradação da matéria orgânica sem que haja a liberação do gás evitando assim o odor. Essa bactéria é aeróbica, ou seja, depende de oxigênio para sobreviver. Com a ajuda dela, o esgoto é tratado de forma biológica e será limpo em quase 100% de sua propriedade poluidora. “Entra esgoto na estação e sai água que não prejudica o meio ambiente”, disse o biólogo. “O produto já foi testado em ETE’s de outras cidades com sistema de tratamento diferente, mas esperamos que aqui também sejamos bem sucedidos.”

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

A maior conquista, segundo o diretor do Dmae, Hamilton Mendes, é resolver definitivamente o problema do odor da estação de tratamento de esgoto. “Queremos que os moradores próximos não se sintam incomodados quando estão em suas casas, recebendo visitas, no horário do almoço ou do jantar. Nossa maior preocupação é em promover melhor qualidade de vida a essas pessoas e isso também depende da qualidade do ar que elas respiram”, disse.

 Ascom Monte Carmelo