Associação de ex-prefeitos recebe apoio da ALMG

Notícias Gerais

Ex-prefeitos de todo o Estado se reuniram no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (26/03), para apresentar a Associação Mineira dos Ex-gestores Públicos Municipais (Amgep), criada para defender causas municipalistas e dar apoio técnico e jurídico aos ex-prefeitos. A iniciativa foi saudada pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), como mais uma contribuição de Minas para combater a concentração de recursos nas mãos da União, em detrimento de Estados e municípios.

Dinis Pinheiro garantiu aos ex-prefeitos que, mais que nunca, a Assembleia é municipalista. “O Brasil nunca assistiu a uma concentração tão grande de recursos pelo Governo Federal. Nos Estados e municípios, o recorde é de encargos. Que Federação é essa? Capenga, uma falácia”, criticou o deputado.

Foto: Agência ALMG
Foto: Agência ALMG

O presidente da nova entidade e ex-prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, afirmou que a entidade e seus mais de 200 integrantes irão se empenhar na cobrança de um compromisso dos candidatos nas eleições deste ano com causas municipalistas. “Queremos aproveitar a experiência e a liderança dos ex-prefeitos em suas cidades para defender esse projeto”, declarou Roncalli.

A Amgep, segundo Roncalli, também pretende representar seus associados em juízo, prestando serviços jurídicos, contábeis e técnicos. Também ira reivindicar, assessorar, elaborar e executar planos, programas, projetos e ações das administrações públicas, a fim de contribuir para o desenvolvimento das comunidades. Um dos mecanismos para isso será promover e divulgar experiências positivas dos ex-gestores municipais.

Durante a solenidade, vários ex-prefeitos se queixaram de cobranças injustas do Ministério Público em relação a suas administrações. Cobraram um aperfeiçoamento da legislação, a fim de evitar injustiças e abusos. “Um país que tenta destruir sua classe política é um país autofágico, muito próximo à ditadura”, desabafou Baldonedo Napoleão, ex-prefeito de Barroso e ex-deputado estadual.

Além do presidente Ângelo Roncalli, também integraram a mesa de trabalhos os seguintes dirigentes da Amgep: Acácio Mendes de Andrade (2º vice-presidente), Aurélio Ferreira (secretário-geral), José Heitor de Carvalho (2º secretário), Adair Divino da Silva (1º tesoureiro), José Aécio dos Santos, Gelte Antônio da Costa e Ana Rosa Mendonça Lasmar (os três últimos, integrantes do Conselho Fiscal).

Agência ALMG