Monte Carmelo testa nova estação de tratamento de água

Nossos Municípios

Já estão em fase de testes dois filtros da nova estação de tratamento de água do sistema Santa Bárbara, responsável pelo abastecimento da maior parte da cidade de Monte Carmelo. Os filtros vão limpar e tratar cerca de 2,5 milhões de litros por dia, acabando, assim, com um problema enfrentado pela população de Monte Carmelo há mais de 20 anos: o da água amarela.

Nova estação deve otimizar o fornecimento de água tratada. Foto: Ascom Monte Carmelo.
Nova estação deve otimizar o fornecimento de água tratada. Foto: Ascom Monte Carmelo.

Quem convive com esta realidade há algum tempo sabe que a água chega amarelada às torneiras e com aspecto de impureza, gerando insegurança quanto à sua utilização para o consumo e afazeres domésticos. A água distribuída desta maneira sempre foi motivo de insatisfação e reclamação por parte dos consumidores.

Outro problema que está sendo resolvido refere-se ao abastecimento da região do bairro Catulina, onde os moradores convivem com a escassez há tempos. Para este caso, o Dmae investiu na interligação dos sistemas de distribuição Catulina e João Pinheiro e está construindo cerca de dois mil metros de rede entre os dois. O resultado esperado é um aumento de pelo menos mais 300 mil litros de água fornecidos diariamente para aquela região. O diretor do Dmae, Hamilton Mendes de Souza, disse que ‘depois de ouvir a população e constatar seus anseios’ o órgão tem buscado soluções e investido recursos em obras que beneficiem não só a cidade, bem como a área rural. “Não vamos conseguir resolver todos os problemas de abastecimento de uma só vez, mas o que afeta o maior número de pessoas nós estamos atacando”, disse.

Novos equipamentos devem garantir o abastecimento futuro. Foto: Ascom Monte Carmelo.
Novos equipamentos devem garantir o abastecimento futuro. Foto: Ascom Monte Carmelo.

“Monte Carmelo vive um momento de obras e investimentos em abastecimento e tratamento de água jamais visto. Começamos uma gestão sem recursos e já conseguimos fazer investimentos de mais de R$ 1 milhão na Estação de Tratamento de Água do Santa Bárbara e na construção da rede de interligação dos sistemas Catulina e João Pinheiro e nos demais sistemas, mas o trabalho não para. Isso é apenas o começo.”

A nova estação de tratamento de água será inaugurada em breve.

Ascom Monte Carmelo