Prefeitos participaram de Assembleia Geral

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Encontro foi na sede da AMVAP

Aberta oficialmente pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, presidente da AMVAP, a assembleia  movimentou a sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, no bairro Distrito Industrial.

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, autoridades e representantes políticos das cidades ligadas a Amvap, estiveram presentes no auditório Virgílio Galassi onde participaram da reunião.

Entre os vários assuntos discutidos de interesse dos municípios, destaque para: as orientações sobre a Resolução 414/2010, da ANEEL – Transferência de Ativos da Iluminação Pública e ainda o estudo para a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

Representantes da CEMIG, mais uma vez esclareceram aos prefeitos, dúvidas e procedimentos a serem adotados para execução da Resolução que passa a vigorar em janeiro de 2014.

De acordo com Hamilton Rodrigues, gerente de relacionamento da Cemig, a principal dificuldade dos municípios pequenos hoje, no cumprimento da nova regra, é a qualificação da mão de obra para manutenção e execução dos  serviços de Iluminação Pública. “O serviço requer trabalho de engenheiros elétricos e pessoal qualificado, o que nem todas as cidades pequenas possuem”, disse o gerente de relacionamento da CEMIG.

Para o prefeito de Santa Vitória, Genésio de Moura Franco, a transferência de ativos da Iluminação Pública é sinônimo de mais gastos aos cofres públicos, pois demanda manutenção e treinamento de mão de obra . “Nas cidades menores, como Santa Vitória, teremos que disponibilizar recursos para cursos de qualificação, aquisição de equipamentos obrigatórios e de lâmpadas substituição  nos postes, o que significa mais gastos. A saída que vejo para não onerar tanto os cofres públicos, seria um consórcio”, ressaltou o prefeito de Santa Vitória.

Sobre o projeto de criação da região Metropolitana do Triângulo Mineiro, um novo arranjo deverá ser discutido e votado. De acordo com o prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap, Gilmar Machado, como o projeto é abrangente e inclui não só as cidades mas também toda a zona rural, a mudança de nome é necessária e exigida em Lei.

“ Nossa intenção não é separar e sim integrar 66 municípios e toda zona rural para que possamos promover o desenvolvimento regional” , disse Gilmar Machado.

A proposta da região Metropolitana do Triângulo  já está sendo discutida pelas autoridades municipais, que criaram duas comissões, uma em Uberlândia e outra em Uberaba, e devem apresentar suas análises em um relatório a ser entregue no segundo semestre deste ano. Audiências públicas estão sendo feitas para o repasse de informações  com a sociedade civil.

Na mesma assembleia, os prefeitos discutiram ainda, a vinda da carreta da saúde do SESC/SENAC em Uberlândia e Ituiutaba, no mês de junho, para a realização de exames de oftalmologia e ultrassonografia; e a unificação da tabela de preços dos Hospitais particulares de Uberlândia para atender os municípios da AMVAP.

Fabiene Silva/ 24-05