Amvap realiza a 1ª Reunião do Conselho de Assistência Social na próxima sexta-feira (25)

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Depois de dois anos de pandemia, que obrigou adaptações de eventos para o formato remoto, será realizada, no dia 25 de março de 2022, a 1ª Reunião do Conselho de Assistência Social. O encontro acontece na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, no bairro Industrial, em Uberlândia.

A reunião terá início às 08h30, no auditório da Amvap, e será voltada para os secretários e assessores que trabalham na ação social das cidades associadas. Dentre os assuntos abortados, destacam-se três: Família Acolhedora, adoção tardia e emendas parlamentares individuais.

No Família Acolhedora, as famílias recebem, inicialmente, por seis meses, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Após o cumprimento deste período, é feita uma nova avaliação da situação até que elas voltem à família de origem ou sejam adotadas.

“Quando a criança precisa sair de casa, ela sofre duas violências: a primeira do agressor naquele momento que, pelas ações, obrigou a retirá-la dali; e a segunda ao perder o vínculo com a família, os vizinhos, do quarto dele e objetos. Por isso, o Família Acolhedora é uma forma de amenizar as agressões e ter um ambiente de atendimento multidisciplinar necessário nesse período transitório”, explica o assessor em gestão pública e jurídica da Amvap, Dr. Alexandro Paiva.

O objetivo do encontro é a troca de ideias entre os profissionais para apresentar ações que tiveram resultado nos municípios e que podem ser aplicadas em outras cidades, além da possibilidade de estabelecer parcerias. A reunião vai contar com a participação da Sra. Raina Maria de Freitas, de Ituiutaba.

“Vamos trazer para discussão o modelo do Família Acolhedora e a adoção tardia realizado por Ituiutaba, porque eles têm grande experiência e formas de sucesso dos dois programas para região. A cidade possui ainda uma instituição voltada para adoção tardia, que é um assunto sério.”, afirma Dr. Alexandro Paiva.