Departamento de Engenharia da Amvap finaliza projeto de UBS de Araguari

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

O projeto da nova Unidade Básica de Saúde de Porte II de Araguari foi finalizado no último mês. Elaborado pelo Departamento de Engenharia Civil da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, o espaço ficará localizado na Rua Antônio José de Sousa, no bairro Bela Suíça.

A área total construída é de 415m² e foi todo complementado pela Amvap, desde a parte estrutural à projetos complementares de instalações hidrossanitárias e de prevenção e combate à incêndio, já que a arquitetura das unidades é padronizada pelo Ministério da Saúde.

“Normalmente é feito um estudo para ver o que atenderia a comunidade, se é o tipo 1 ou 2. Os recursos vêm de acordo com o porte daquela região. Os projetos de engenharia são padrão e, com exceção do elétrico, todos os complementares foram feitos pela nossa equipe”, explica Joice Roberta, engenheira responsável do Departamento de Engenharia da Amvap.

A UBS Porte II é destinada e apta a abrigar no mínimo duas equipes de atenção básica com número de profissionais compatíveis à demanda. O prédio contará com consultório odontológico, sala de atividades coletivas, sala de observação de procedimentos, sala de inalação, três consultórios indiferenciado (que atendem várias especialidades), sala de curativos e área de apoio aos funcionários.

A ampliação da rede de saúde de Araguari tem sido feita por meio da implantação de UBS. Em 1 ano, este é o terceiro projeto realizado, sendo a primeira foi a do bairro Ype, depois a segunda foi do bairro Milenium e a última na região do Bela Suíça, que começou a ser desenvolvida no segundo semestre.

“Essa unidade vai aumentar o acesso a saúde primária para à população do entorno da obra. Hoje a comunidade do Bella Suíça tem que deslocar para outros bairros para conseguir o acesso a sala de vacinação, curativos, consultas multiprofissionais. Ampliaremos a cobertura do programa saúde da família a essa comunidade”, afirma a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro de Moura.

O orçamento previsto para execução da obra está estimado em R$ 1.568,980,00.