Vereadores de Joinville visitam Uberlândia para conhecer projeto “Empresa Fácil”

Nossos Municípios

Os vereadores de Joinville (SC) que fazem parte da Comissão de Legislação e Justiça, estiveram nesta quinta-feira (20/3) na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo para conhecer o projeto “Empresa Fácil”, sistema informatizado criado pela Prefeitura de Uberlândia que permite a abertura de empresas pela internet.

Em 2013, uma equipe esteve em Uberlândia e conheceu os processos de abertura de empresa da cidade. “A equipe anterior ficou impressionada com o projeto desenvolvido por Uberlândia na abertura de empresas. Nessa visita, viemos entender a fundo o sistema. O que mais chamou a atenção é a praticidade. Tudo pode ser feito online. Ter conseguido a interface do sistema da Prefeitura com os demais órgãos foi um ganho contra a burocracia comumente encontrada”, disse o vereador Rodrigo Fachini (PMDB). Também integram a comissão os vereadores Maurício Peixer (PSDB) e Lioilson Corrêa (PT).

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Em Joinville, como na maioria das cidades do país, a abertura de empresas é um processo burocrático e dispendioso. O prazo fica entre 30 a 90 dias para realizar a abertura de uma empresa, com todas as licenças e alvarás liberados. Em Uberlândia, através do “Empresa Fácil”, é possível concluir o processo em 5 dias, sendo 100% digital. O empresário poderá imprimir, a partir do sistema e sem se dirigir a nenhum órgão: cartão de inscrição, alvará definitivo, alvará sanitário.

Na semana passada, uma comissão avaliadora do IQM – Instituto Qualidade Minas, contratada pelo Sebrae-MG, esteve em Uberlândia para auditar a documentação de dois projetos que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo inscreveu para concorrer ao prêmio Prefeito Empreendedor 2014. Os dois projetos foram classificados como finalistas ao prêmio. Na categoria desburocratização, o projeto “Empresa Fácil”, que está em funcionamento e conta com a participação de diversas secretarias municipais envolvidas e a JUCEMG, está entre os finalistas.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Nosso sistema é um modelo de como o poder público pode auxiliar no desenvolvimento empresarial da cidade. Certamente compartilharemos nossos conhecimentos com o propósito de ajudar outras cidades”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.

Secom PMU