Araporã apresenta Plano de Contingência de Combate à Dengue

Nossos Municípios

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica reuniu-se com os membros do Conselho Municipal de Saúde de Araporã, do Comitê de Enfrentamento à Dengue e representantes da Secretaria da Saúde para apresentar o plano de contingência para o combate a uma eventual epidemia de dengue. O encontro aconteceu na última segunda-feira (20/12). O plano prevê o norteamento de ações para o ano de 2022, bem como a preparação da rede de atendimento do município para um possível surto das doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypti (dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela).

Dentro dessa preparação o município está preparado e vai atuar na prevenção, combate e no atendimento aos pacientes contaminados pelo mosquito. Arrastões e mutirões de limpeza, blitzes e campanhas educativas fazem parte das ações, assim como a intensificação da vacinação contra a febre amarela e a articulação de trabalho entre as unidades da rede pública de saúde.

O trabalho de eliminação de focos e criadouros para o mosquito que já é realizado rotineiramente, como visitas domiciliares, retirada de material em quintais e terrenos baldios, bloqueio com aplicação de inseticida, também será intensificado. Além de bombas costais motorizadas e bombas jato já disponíveis para a Vigilância, é meta da Secretaria da Saúde a aquisição de um veículo para UBV pesado (conhecido como fumacê) para o combate à dengue.

Classificado em fases, o plano de contingência se faz necessário diante do crescimento das notificações de dengue nesse ano. Mesmo com o trabalho intensificado das equipes da Vigilância Epidemiológica, em 2021 foram registradas 112 notificações de dengue. As ações serão desenvolvidas e intensificadas conforme o avanço no número de notificações e de casos.

 

ASCOM Araporã