Encontro de Defesa do Consumidor terá palestra da geógrafa Karolina Cordeiro

Notícias AMVAP

O 1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que se realizará na sexta-feira, dia 14 de março, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, à Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, a partir das 13h, terá a participação de palestrantes que farão suas exposições sobre temas importantes e fundamentais para a vida do consumidor.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Uberlândia e é uma realização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com a Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, e com o apoio da Regional Vale do Paranaíba da Fiemg e 13ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Uma das palestrantes será a geógrafa Karolina Cordeiro Alvarenga, que abordará o tema “Humanização nas Relações de Consumo”, a partir das 14h30. O evento trará o relato de uma consumidora que tem realizado um papel importante em Uberlândia e região, na questão da acessibilidade, devendo atrair dezenas de pessoas, principalmente que dependem da acessibilidade.

Karolina Cordeiro Alvarenga ficou conhecida nacionalmente pela sua luta em defesa das pessoas portadoras de deficiência. Mãe de um menino de 7 anos, portador de uma síndrome genética rara, a geógrafa idealizou uma campanha pelo respeito às vagas nos estacionamentos destinadas aos consumidores que necessitam deste tipo de meio para se locomoverem e ainda participa de corridas de rua, tendo ao lado o garoto.

Karolina, inclusive, foi homenageada pela Câmara dos Deputados,  em 26 de fevereiro, durante a solenidade que marcou o Dia Mundial das Doenças Raras, promovida pelo deputado federal Romário (PSB-RJ). O evento foi realizado para despertar a atenção e levar informação a população sobre doenças raras, que atingem no Brasil 15 milhões de pessoas, e Karolina foi uma das personalidades convidadas a dar depoimento. Em razão da importância do tema, o evento também terá apoio da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana e do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Uberlândia (Compod), que defendem a proposta do consumo inclusivo, visando provocar a mudança de comportamento de lojistas, empresários e comerciantes para que possam receber de maneira adequada clientes que dependem da acessibilidade.

O 1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é de caráter regional e representantes de entidades de defesa do consumidor, prefeituras, câmaras municipais e entidades de classe podem participar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site da Prefeitura Municipal de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br). No sábado, haverá continuidade do evento, a partir das 8h, na Praça Tubal Vilela, com as comemorações do Dia Internacional do Consumidor.

Secom PMU