Ituiutaba promove capacitação para integrantes de comunidades terapêuticas

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por intermédio da equipe do CREAS está realizando, dentro da programação da Primeira Semana Municipal Construindo Redes de Enfrentar as Drogas, uma capacitação sobre o atendimento aos jovens com histórico de envolvimento com entorpecentes nas comunidades terapêuticas, ministrada pelo Padre Vitor Hugo Gerhard.

Durante toda essa semana, com exceção à quinta-feira, os participantes da Semana, entre eles profissionais ligados à área da saúde, como os representantes do CAPS, NASF e PSFs, com o apoio do Instituto Social Viva a Vida – Sóvida, podem discutir temas importantes, como o delineamento de todo o processo da Comunidade Terapêutica São José, que já está para ser inaugurada em Ituiutaba; a capacitação, somente para a equipe Sóvida e colaboradora-Atuação em comunidades terapêuticas; na quarta-feira acontece o encontro de integração entre as comunidades terapêuticas e grupos de apoio;  e na sexta-feira há o encerramento do evento com o Encontro Articulando, que contará com a presença de representantes das Secretarias de Assistência Social e de Saúde dos municípios vizinhos.

Capacitação  busca aprimorar atendimento aos jovens com histórico de envolvimento com entorpecentes. Foto: Ascom Ituiutaba.
Capacitação busca aprimorar atendimento aos jovens com histórico de envolvimento com entorpecentes. Foto: Ascom Ituiutaba.

Durante a cerimônia de abertura, o Pe. Vitor Hugo, que está envolvido com a questão das drogas desde 1997, quando então colaborou na criação da primeira comunidade terapêutica do RS, para adolescentes entre 12 e 18 anos, falou sobre seu trabalho e como são desenvolvidas as atividades dentro de uma comunidade terapêutica para jovens. “Precisamos entender que o problema das drogas é uma questão de saúde pública, para conseguirmos enfrentá-lo adequadamente”, disse o Padre.

“A Comunidade Terapêutica São José será de extrema importância pára o suporte adequado dos jovens com envolvimento com drogas, na garantia de seu direito a uma vida em sociedade e no tratamento de seu vício com as drogas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e de Saúde de Ituiutaba, Sônia Correa do Carmo.

Participaram do evento de abertura da Semana Municipal Construindo Redes de Enfrentar as Drogas os secretários de Desenvolvimento Social/Saúde, Sônia Correa do Carmo, e de Agricultura, Eduardo Jr, a coordenadora do CREAS, Ana Flávia Santana, o presidente da Instituição Sóvida e do Conselho Municipal de Assistência Social, Thomas MacGrath, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Mirza Cury Diniz. Além disso, estiveram presentes ainda representantes das Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Fórum, líderes religiosos, equipes dos CRAS, entre outros.

Ascom Ituiutaba