Amvap chega aos 40 anos de história com enorme contribuição para o desenvolvimento

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Uma entidade de propulsão do desenvolvimento regional. Assim se consolida a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap ao longo de quatro décadas de efetiva atuação política e de serviços prestados em defesa dos interesses de seus municípios.

A Amvap é composta por 22 municípios e está presente na vida e no cotidiano de mais de um milhão de cidadãos, sendo o palco de importantes discussões e decisões políticas, além do fomento do desenvolvimento e da constante busca por uma melhor qualidade de vida da região.

Referência no estado, no próximo dia 26 de novembro, a Amvap realiza um evento para celebrar os 40 anos de atuação. O encontro acontece na sede da entidade, em Uberlândia, a partir das 09h, com a presença de prefeitos, autoridades políticas, parceiros e entidades diversas.

A solenidade vai contar com homenagem a todos que contribuíram e a atuam no crescimento da Associação. Serão entregues a Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista, como forma de reconhecimento às pessoas que desenvolvem e estimulam ações em favor da causa municipalista; Troféu Amvap para os atuais prefeitos e Medalha Amvap 40 anos entregue aos ex-prefeitos, autoridades e parceiros que contribuíram ao longo desses anos com a entidade.

Relevância em Minas Gerais

O posicionamento conjunto dos municípios é debatido por meio da entidade, especialmente em demandas delicadas como, por exemplo, as medidas adotadas em âmbito regional para o enfrentamento à crise ocasionada pela pandemia de Covid-19. Foi por meio da Amvap que foram estruturadas ações de prevenção e combate ao vírus, resultado da realização de constantes audiências e reuniões com os Prefeitos Municipais e autoridades da área de saúde, as quais propiciaram a definição de uma série de medidas de enfrentamento que foram fundamentais para toda a região.

Também foi a Amvap o centro das discussões e tomadas de medidas quando da não realização dos repasses constitucionais de recursos financeiros pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2018, os quais deixaram os municípios em uma situação de extrema dificuldade, ocasionando desdobramentos negativos como, por exemplo, a interrupção dos serviços de transporte escolar, dificuldade em honrar os compromissos com folha de pagamento dos servidores públicos municipais e outros.

Assim, a Amvap reúne, ao longo de quatro décadas, momentos importantes na história da região, além de estar diretamente alinhada com as demandas e pautas do municipalismo nas esferas estadual e nacional por meio de parcerias com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Outro aspecto de extrema relevância foi o papel decisivo da Amvap na criação de consórcios públicos para a região, que trouxeram um novo modo de cooperação e gestão associada para os municípios, de modo propiciar o desenvolvimento regional e facilitar e oferecer ao cidadão um maior e mais eficiente acesso a serviços públicos essenciais. Nesse sentido, temos como exemplo a implantação dos consórcios Amvap Saúde e o Cistri-Samu, ambos com atuação na área da saúde, e o CIDES, consórcio que atua em diversas frentes, tendo como uma das principais bandeiras o desenvolvimento sustentável.

 

Amvap em ação

A Amvap é hoje o principal apoio para os municípios em diversos serviços como engenharia civil, engenharia de agrimensura, assessoria em gestão pública e jurídica, além de ser um forte centro de qualificação que oferece cursos e treinamentos para diversos setores da gestão pública municipal.

No passado a Amvap atuou com patrulha motomecanizada, fabricação de mata-burros e até uma gráfica off-set para atender os municípios. Porém, com o surgimento de novas demandas e o avanço da tecnologia, foram necessários o aprimoramento e a adoção de outras ações sempre com o intuito de acompanhar a evolução e a necessidade dos municípios, mas sem nunca deixar de lado a qualidade e a excelência dos serviços ofertados.

Projetos externos de agrimensura, por exemplo, que antes levavam uma semana para serem executados hoje ficam prontos em poucas horas. O mesmo acontece no departamento de engenharia civil com utilização de novos softwares e hardwares e, principalmente, com o apoio de um corpo técnico qualificado, com profissionais de ponta, capazes de desenvolver projetos de maneira assertiva, garantindo aos municípios a alocação de recursos que antes só dependiam da apresentação de projetos sólidos para serem conquistados.

No que diz respeito ao departamento de assessoria em gestão pública, a Amvap mantem estreita relação com os municípios, uma vez que a evolução da legislação e das exigências cada vez maiores dos órgãos de controle e fiscalização fazem com que os gestores públicos tenham que se manter sempre atualizados e capacitados diante dos inúmeros desafios que são colocados no dia a dia das administrações municipais. E, nesse sentido, esse departamento da associação, por meio de seus profissionais altamente experientes e especializados, oferece aos gestores a busca das melhores soluções no âmbito administrativo e jurídico por meio do atendimento a consultas jurídicas, elaboração de estudos técnicos, emissão de pareceres, além da promoção de constantes capacitações e qualificações dos servidores municipais. 

Conselhos Amvap

A associação também é palco de discussão de temas relevantes como a educação e assistência social. Para isso existem dois conselhos:

– CIE/Amvap: Conselho Intermunicipal de Educação

– CIAS/Amvap: Conselho Intermunicipal de Assistência Social

Por meio dos conselhos, que realizam reuniões mensais, são discutidos os temas mais relevantes de cada um desses dois setores, permitindo a troca de experiência e o fomento destas dessas duas áreas.

Copa Amvap

Um dos projetos de grande reconhecimento da Amvap foi a realização, por anos, da Copa Amvap. Ela se tornou o maior torneiro de futebol de campo amador da região.

Foi a Copa Amvap a responsável pela projeção da entidade fora dos meios políticos. A população passou a conhecer mais a Amvap e seus serviços em virtude dessa competição esportiva, que chegou até mesmo ser reconhecida como a “Libertadores do Cerrado”.

Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista

Como forma de reconhecimento às pessoas que desenvolvem e estimulam ações em favor da causa municipalista, a Amvap possui uma comenda denominada “Medalha da Ordem Regional do Mérito Associativista”. Tal comenda é entregue uma vez ao ano, sendo indicados 3 (três) nomes pelos prefeitos dos municípios que integram a Amvap, em uma assembleia geral.

Diretoria 2021

Presidente: Wender Luciano de Araújo Silva – Prefeito de Gurinhatã

Wender Luciano Araújo Silva, tem 46 anos é empresário, produtor rural e Engenheiro Eletricista. Filho de Heli Humberto Silva e Maria das Graças Araújo Silva. Casado com Meire Menezes, pai de dois filhos, Fellipe e Rafaela. Herdou o gosto político do avô. Em 2015 teve seu reconhecimento no Município de Gurinhatã, onde recebeu o Título de Cidadão Honorário de Gurinhatã, e em 2017 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Goiânia, onde tem negócios. Na sua primeira disputa eleitoral, como candidato a prefeito de Gurinhatã, foi eleito em 2016 com mais de 66% dos votos. Na Amvap foi eleito presidente da casa a frente da diretoria 2021.

 

Vice–Presidente: Renata Cristina Silva Borges – Prefeita de Araporã

2° Vice-Presidente: Dayse Maria Silva Galante – Prefeita de Estrela do Sul

3° Vice-Presidente: Paulo Rodrigues Rocha – Prefeito de Monte Carmelo

Conselho fiscal: titulares

Último Bittencourt de Freitas – Prefeito de Monte Alegre de Minas

Lindomar Amaro Borges – Prefeito de Indianópolis

Diomar Honório de Carvalho – Vereador de Ipiaçu

Renan Resende Leal – Vereador de Iraí de Minas

 

Suplente:

João Rodrigues dos Reis – Prefeito de Romaria

Comissão Especial de Assessoramento:

Silvio Divino Vilarinho – Vice-Prefeito de Ituiutaba

Gilson Santos de Araújo – Vice-Prefeito de Cascalho Rico

Ivo Fonseca Pereira – Vice-Prefeito de Tupaciguara

Secretaria Executiva:

Maria Martins Pedrosa

 

Fundação

Um ofício elaborado no dia 8 de novembro de 1978, que contou com a adesão de 14 prefeitos da região, marcou o início do processo de criação da Amvap. Legalmente, a instituição foi criada em 1981 em uma reunião que aconteceu no salão nobre do Hotel Universo, em Uberlândia. Hoje, 40 anos depois, a Amvap é uma associação consolidada e indispensável ao crescimento da região. 

Hoje a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba conta com 22 municípios associados: Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia.

 

 

Reconhecida como uma das associações mais atuantes do estado de Minas Gerais, a Amvap abrange uma área territorial de 32.184 km, nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com uma população que ultrapassa 1 milhão e habitantes (segundo dados do IBGE, 2010) e 724.345 mil eleitores (de acordo com o TER-MG).

 

População estimada IBGE 2021:

  1. Abadia dos Dourados: 7.022 pessoas
  2. Araguari: 118.361 pessoas
  3. Araporã: 6.992 pessoas
  4. Cachoeira Dourada: 2.720 pessoas
  5. Campina Verde: 19.759 pessoas
  6. Canápolis: 12.251 pessoas
  7. Capinópolis: 16.294 pessoas
  8. Cascalho Rico: 3.108 pessoas
  9. Centralina: 10.343 pessoas
  10. Douradoquara: 1.915 pessoas
  11. Estrela do Sul: 8.057 pessoas
  12. Grupiara: 1.386 pessoas
  13. Gurinhatã: 5.516 pessoas
  14. Indianópolis: 7.009 pessoas
  15. Ipiaçu: 4.229 pessoas
  16. Iraí de Minas: 7.067 pessoas
  17. Ituiutaba: 105.818 pessoas
  18. Monte Alegre de Minas: 21.349 pessoas
  19. Monte Carmelo: 48.049 pessoas
  20. Prata: 28.173 pessoas
  21. Romaria: 3.507 pessoas
  22. Santa Vitória: 19.997 pessoas
  23. Tupaciguara: 25.466 pessoas
  24. Uberlândia: 706.597 pessoas