Curso “Plataforma + Brasil” é realizado na Amvap

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Até o dia 11 de novembro, gestores municipais participam do curso Sistema de Gestão de Convênios da Plataforma + Brasil. A capacitação é organizada pela Amvap e acontece no auditório da Associação, em Uberlândia.

Voltado para profissionais do setor de engenharia e gestão de convênios federais, controladores internos e demais assistentes, eles aprendem sobre a realidade do preenchimento da plataforma e o sobre a documentação usada no sistema.

“A plataforma é apenas um meio. Quanto mais a pessoa entender do sistema e dos documentos que a alimentam, mais chances tem de não ter pendência no órgão que está passando dinheiro e de fazer uma melhor prestação de contas”, explica Dickson Gomes que é instrutor do curso e secretário de Planejamento de Araguari.

Os participantes têm uma visão geral do sistema; os elementos mínimos a serem aplicados em todos os projetos básicos; recebem as noções quanto a execução; registro e pagamento de contrapartida. Entre as principais dúvidas estão o campo para inserir determinado tipo de documento; como deixar a proposta mais clara para quem está consultando e o acesso a alguns menus do sistema.

Carolina Costa é engenheira civil da cidade de Prata e há 5 anos trabalha com o sistema. A profissional acredita que o curso ajuda bastante no esclarecimento. “Os instrutores apresentaram algumas páginas que não tínhamos acessos, como consulta geral a nível nacional que eu não sabia fazer. É uma forma mais organizada e se estamos corretos ou não nas maneiras de lidar com o trabalho no dia a dia”.

Administrada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, a ferramenta reúne, em um só canal, dados sobre execução de obras e aplicação dos recursos repassados pela União para a entrega de políticas públicas.

Já para Waldemar Canaverde, Diretor de Planejamento de Capinópolis, a avaliação é postiva e o que chamou a atenção na capacitação foi a atenção dada aos aspectos operacionais, voltados para a engenharia. “O curso é super interessante e estou aprendendo bastante, principalmente porque a apresentação está esclarecendo a parte operacional da plataforma + Brasil”, contou Waldemar.

O engenheiro Civil  Carlayle Severino, de Gurinhatã, por sua vez, destacou que a iniciativa de centralizar esse treinamento na Amvap é fundamental para que todos os municípios possam participar. “A realização de cursos e treinamentos de sistema de gestão são muito importantes para administração pública, principalmente, para pequenos municípios, pois o custo individual pra realização desse curso pesa no orçamento, concluiu Severino.

Já Maria Cristina Assis, assistente  de Romaria avaliou como muito importante a capacitação.

“ É a primeira vez que tenho conhecimento da ferramenta Plataforma Mais Brasil. É um Curso superinteressante e importante, principalmente para quem está ligado diretamente na gestão de convênios”.