Prefeitura e Copasa buscam solução para captação de água em Indianópolis

Nossos Municípios

O prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro, juntamente com assessores e o presidente da Câmara, Rafael Jacó, se reuniu na última quarta-feira, 29/09, com dirigentes da COPASA de Patos de Minas e de Indianópolis, na buscar soluções para a captação de água para tratamento, com objetivo é o atendimento para o próximo ano.

Uma solução apresentada para resolver o problema foi captar a água na Represa de Miranda, sendo construída uma base em área da Prefeitura, e uma rede de cerca de 4 Km para levar a água até a Estação de Tratamento.

De acordo com a Copasa, hoje a água levada até a Estação de Tratamento vem do Córrego Lava Pés, que em tempos normais tem uma vazão de 10m/s, sendo que hoje está com apenas 3m/s. Para que não falte água nas torneiras, a Copasa conta ainda com 3 Poços em funcionamento, além de um transporte diário de água pelo caminhão pipa, em média, 5 viagens por dia.

“No que depender da Prefeitura vamos apoiar, e é muito importante que já estejamos pensando no próximo ano para que possamos antecipar a demanda para que não falte água para a nossa população”, disse o prefeito.

A reunião também tratou quanto a Copasa assumir a concessão de fornecimento de água para loteamentos já existentes, bem como os futuros loteamentos que estão em estudo para implantação na cidade, bem como o Novo Marco do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020), trazendo profundas mudanças no setor, dentre elas, a fixação de metas para a universalização na prestação de serviços até 2033, sendo 99% de cobertura em água potável e 90% em coleta e tratamento de esgoto.

ASCOM Indianópolis