Prefeitos se reúnem na primeira reunião ordinária da Amvap em 2014

Notícias em Destaque

Participaram da 1ª reunião do ano também os consórcios Cistm e Cides

Gestores municipais das cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável se reuniram na manhã desta sexta-feira (14/02) na sede a Amvap na primeira reunião ordinária de 2014.

1ª Reunião Ordinária da Amvap - 2014. Foto: Luiz Otavio Petri.
1ª Reunião Ordinária da Amvap – 2014. Foto: Luiz Otavio Petri.

Um dos primeiros itens da pauta foi à aprovação de contas do exercício de 2013 (Amvap, Cis/Amvap e Cis/Pontal). Outro assunto que voltou a ser discutido é o estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira e social para criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para tanto o Secretário Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia de Uberlândia, Stoessel Ribeiro, apresentou parecer técnico de viabilidade apontada através de estudo minucioso desenvolvidos pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

“Antes nos tínhamos a vontade da criação, mas a lei exige que se faça um estudo de viabilidade técnica. E este estudo demonstrou que pelas questões históricas e muito fortemente pelas interações econômicas, há conveniência e necessidade de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba” disse o secretário.

Stoessel lembrou ainda que os próximos passos dessa empreitada devem constar da criação de uma agência de desenvolvimento regional. “É ela que vai analisar os dados, as demandas, as necessidades e os instrumentos de atração de empresas ou mesmo a definição de políticas públicas, de equipamentos públicos, que melhor ajudem no desenvolvimento desta região” completou o secretário.

Termo de Cooperação

Presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado. Foto: Luiz Otavio Petri.
Presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado. Foto: Luiz Otavio Petri.

A assembleia recebeu a presença de um representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais que assinou um termo de cooperação técnica com A Amvap e com o município de Uberlândia. Para o presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, esta é mais uma parceria que vem contribuir com o desenvolvimento regional.

“Assinamos este importante termo, que é uma parceria que não vai custar nada aos municípios e vem ajudar a melhorar o planejamento em arquitetura e urbanismo nas nossas cidades. Este é um convênio nos moldes do que já fizemos com o CREA-MG e vai nos ajudar a captar recursos para atender cada município da maneira que eles precisam” disse o presidente da Amvap.