Oficinas do Mais Educação começam em março em Uberlândia

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu uma rodada de apresentação do programa Mais Educação, no auditório do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na tarde desta sexta-feira (07/02). As oficinas a serem ofertadas aos alunos das escolas que participam do programa iniciam a partir de março.

Desde 2013, a SME implantou o Mais Educação em 29 escolas municipais, aumento de 93% em relação aos anos anteriores quando 15 escolas participavam do programa. O objetivo é que 100% das unidades de ensino fundamental estejam inclusas no Mais Educação a partir de 2015.

Projeto conta com a parceria da UFU. Foto: divulgação.
Projeto conta com a parceria da UFU. Foto: divulgação.

O programa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal e neste ano passará a atender aproximadamente 4 mil alunos com oficinas de dança, capoeira, artesanato, música e idiomas. O coordenador do Mais Educação em Uberlândia, Alcides Melo, vê a rodada de apresentação como uma forma de levar as propostas ao âmbito universitário. “Nosso papel é aproximar o programa aos artistas da UFU. Depois faremos um grande treinamento com professores comunitários e monitores”, explicou.

Aluna do curso de Dança, Lara Barcelos se interessou em dar monitoria a crianças e adolescentes da rede municipal. Ela estudou em escola pública e nunca teve acesso a esse tipo de arte enquanto aluna e, por isso, pretende fazer a diferença com seu talento. “Gosto de ensinar dança e incluir elementos da capoeira. É uma experiência que contribui muito para as crianças”, disse.

Os monitores recebem auxílio alimentação e transporte para ministrar as atividades e assinam termo de voluntarismo. Há quatro anos o programa é realizado na Escola Municipal Hilda Leão Carneiro, no bairro Morumbi. Segundo a professora de História e também professora comunitária do Mais Educação na unidade, Soene Ozana de Lima, os resultados têm sido extremamente positivos. “Tem funcionado bem, retirando crianças das ruas e proporcionando um alto rendimento nas aulas. É uma melhora significativa e a melhor contribuição é o aprendizado”, afirmou.

Secom Uberlândia