Eleitores de dois municípios da Amvap vão votar em urna biometrica este ano

Notícias em Destaque Notícias Gerais

A biometria em Minas Gerais contempla apenas 26 municípios na primeira eleição com uso desta tecnologia

Dos 853 municípios mineiros apenas 26 já passaram pelo cadastramento biométrico. Nestas cidades o eleitor irá votar pela primeira vez em uma urna biométrica nas eleições de outubro. Entre as cidades que já estão com o eleitorado cadastrado no sistema biométrico estão dois municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap. São elas Araporã e Cachoeira Dourada.

Divulgação.
Divulgação.

A cidade de Araporã tem cerca de 6.500 habitantes de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2013. O Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Minas Gerais aponta que em Araporã 4.878 eleitores estão aptos a votar nestas eleições.

Já a cidade de Cachoeira Dourada possui uma população de 2.628 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2013. No município o TRE-MG aponta que são 2.046 eleitores.

Nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de Araporã e Cachoeira Dourada, apenas mais um município já está apto à votação através do sistema biométrico. É a cidade de Tapira que pertence 17ª Zona Eleitoral (Araxá) e soma 3.561 eleitores.

Recadastramento biométrico

O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. O eleitorado brasileiro abrange mais de 141,4 milhões de pessoas (dados de abril de 2013). Regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.

A biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar. Nestas eleições mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais.  O recadastramento biométrico dispõe de recursos para atendimento às pessoas com dificuldades ou limitações para identificação digital.

Comunicação Amvap com informações do TRE-MG e TSE